Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quais as vantagens dos turbos de geometria variável dos Porsche e VW Golf?

Tecnologia faz turbinas reaproveitarem totalmente os gases do escapamento para fornecer mais energia ao motor com menos desperdícios

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 14 Maio 2021, 17h39 - Publicado em 1 fev 2021, 07h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Quais as vantagens dos turbos de geometria variável dos Porsche e VW Golf?
    Turbos com geometria variável são mais eficientes (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Gostaria de saber como é o funcionamento do turbocompressor variável e as vantagens sobre o convencional? – Lucas Barboza, Cambará do Sul (RS)

    Quem responde é o engenheiro Luís Fernando Dias Pinto, supervisor de aplicação e desenvolvimento da BorgWarner ETTS: “Os turbocompressores variáveis (VTG) conseguem operar em uma faixa de trabalho maior do motor do que os turbos convencionais, além de utilizar todo o gás de exaustão, ao contrário dos turbos com wastegate, em que, por meio de uma válvula, é feito o alívio dos gases de escape para controle do fluxo.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

    Continua após a publicidade

    O VTG apresenta um atuador que permite o ajuste preciso dos pontos de operação do motor, para uma produção ideal de energia. Ele controla a pressão da turbina, ajustando rapidamente e com precisão suas aletas.

    Ao alterar o ângulo de entrada e velocidade na entrada da turbina, as aletas em forma de S regulam a saída do gás da turbina, melhorando a termodinâmica e a resposta do motor, mesmo em rotações muito baixas”.

    volkswagen-audi-1-5-tsi-ea211-evo-2016-02

    Continua após a publicidade

    Os turbos de geometria variável são comuns em carros diesel, mas apenas nos últimos anos ganharam espaço entre os motores a gasolina, por causa da temperatura mais elevada. No caso do novo motor 1.5 TSI da Volkswagen, já em uso no Golf de oitava geração, foi necessário um profundo trabalho no sistema de escape para que a temperatura não passe dos 880ºC. Os Porsche 911 Turbo e 718 também têm motores com turbo VTG.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741
    (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.