Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Quais as vantagens dos turbos de geometria variável dos Porsche e VW Golf?

Tecnologia faz turbinas reaproveitarem totalmente os gases do escapamento para fornecer mais energia ao motor com menos desperdícios

Por Leonardo Barboza Atualizado em 14 Maio 2021, 17h39 - Publicado em 1 fev 2021, 07h57
turbocompressor
Turbos com geometria variável são mais eficientes Divulgação/Mercedes-Benz

Gostaria de saber como é o funcionamento do turbocompressor variável e as vantagens sobre o convencional? – Lucas Barboza, Cambará do Sul (RS)

Quem responde é o engenheiro Luís Fernando Dias Pinto, supervisor de aplicação e desenvolvimento da BorgWarner ETTS: “Os turbocompressores variáveis (VTG) conseguem operar em uma faixa de trabalho maior do motor do que os turbos convencionais, além de utilizar todo o gás de exaustão, ao contrário dos turbos com wastegate, em que, por meio de uma válvula, é feito o alívio dos gases de escape para controle do fluxo.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

O VTG apresenta um atuador que permite o ajuste preciso dos pontos de operação do motor, para uma produção ideal de energia. Ele controla a pressão da turbina, ajustando rapidamente e com precisão suas aletas.

Continua após a publicidade

Ao alterar o ângulo de entrada e velocidade na entrada da turbina, as aletas em forma de S regulam a saída do gás da turbina, melhorando a termodinâmica e a resposta do motor, mesmo em rotações muito baixas”.

turbo VTG

Os turbos de geometria variável são comuns em carros diesel, mas apenas nos últimos anos ganharam espaço entre os motores a gasolina, por causa da temperatura mais elevada. No caso do novo motor 1.5 TSI da Volkswagen, já em uso no Golf de oitava geração, foi necessário um profundo trabalho no sistema de escape para que a temperatura não passe dos 880ºC. Os Porsche 911 Turbo e 718 também têm motores com turbo VTG.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês