Vai sair de linha. Vale a pena comprar?
É essencial lembrar da desvalorização na busca de vantagens na negociação
Quando um modelo está prestes a ser reestilizado ou ganhar uma nova geração, sua procura, na maioria dos casos, tende a cair. Afinal, a maior parte dos compradores fica na expectativa da chegada das novidades. Por outro lado, exatamente por isso podem surgir negócios vantajosos para aqueles que focam mais no custo-benefício, já que pode-se obter bons descontos quando as lojas buscam acabar com os estoques.
No entanto, é preciso ter cuidado. Paulo Garbossa, diretor da consultoria ADK Automotive, explica que é preciso considerar que a desvalorização de modelos que saem de linha fica na casa de 15% a 20%. É a partir desse patamar que se deve negociar condições mais vantajosas na compra, sendo elas descontos, equipamentos adicionais ou taxas pagas. Selecionamos o Ford Ka, o Toyota Corolla, o Renault Sandero e o Nissan March para verificar o quanto disso se aplica em três concessionárias de cada uma dessas marcas.
Ka – A chegada do novo Ka rendeu informações desencontradas entre os revendedores consultados. Um falou em março, outro em abril, um terceiro em segundo semestre. Um deles tinha três unidades completas do modelo atual em estoque, por cerca de 29300 reais, sendo que na tabela FIPE ele parte de 25361 reais. Os descontos são informados em visitas à loja. As duas outras concessionárias não tinham Ka em estoque.
Corolla – Prevista para chegar nas próximas semanas, a nova geração do sedã fez o preço do atual cair. Mas será que o suficiente? Numa das lojas consultadas onde havia seis unidades, o XEI saía de 78000 por 72900 reais (-6,5 % ou menos 5100 reais). O bônus fixo de outra era maior, 6000 reais, e ainda havia três exemplares do GLI 1.8 e oito do XEI. Mas o melhor preço entre as três consultadas era 71000 reais – negociáveis a 70000, segundo o vendedor – de um XEI inicialmente vendido por 77800 reais. E eram 10 unidades nessa condição de 6800 reais (-8,7%), talvez 7800 (-10%) a menos. A mesma loja oferecia um GLI de 67800 por 62500 reais (-7,8%).
Sandero – Um dos vendedores da Renault calcula que a nova geração deve chegar no segundo semestre, mas não tem previsão. Ele tinha unidades de 29990 (1.0) a 42990 reais (1.6) na loja. Um exemplar 2013/2014 completo do Expression 1.0 estava sendo negociado de 36900 por 34900 reais, enquanto o 2014/2014 1.0 teve preço reduzido de 38830 para 36990 reais. Mas o preço de tabela é… 35200 reais. Já outra concessionária praticava o desconto de fábrica, mais um próprio de 6%. O mesmo Expression 1.0 completo saía de 37800 por 33790 reais (menos 4010 reais ou 10,6%).
March – Já o compacto da Nissan, que na tabela custa 29112 reais na versão 1.0 básica estava sendo negociado de 35600 por 33990 reais (-4,5%), com rodas de liga leve, ar condicionado, direção hidráulica, vidros e trava elétricos, airbag e ABS. Várias unidades do 1.6 S eram vendidas com desconto de 1000 reais (-2,6%) a 36900 reais. A mesma versão completa era vendida noutra loja por 33500 reais, 3000 menos que o preço anterior e 1000 acima da 1.0 sem ABS. Segundo o vendedor, o desenho atual vai conviver com o novo em diferentes versões.