Se há um equipamento que causa orgulho em quem compra um Audi A1 é seu câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, que garante trocas de marcha mais rápidas. E não é que justamente o destaque do compacto premium é o que tem gerado mais reclamações entre seus proprietários?
Entrevistamos dez donos de A1 que relataram a incidência de ruídos metálicos causados pela transmissão DSG. É o caso do gerente Rodrigo Sousa de Oliveira, de Gama (DF), que tem um A1 1.4T 2011 com 11 000 km rodados. “Até gravei DVDs mostrando como é o barulho e os entreguei ao gerente geral, gerente de pós-venda e chefe da oficina da concessionária, além de enviar um para a Alemanha. Mas eles disseram que o problema é da Audi no Brasil, que não resolve nada”, diz Rodrigo.
Às vezes esses ruídos são tão altos que até quem está do lado de fora do veículo pode ouvi-los.”O barulho chegou a um ponto em que duas vezes motoqueiros pararam do meu lado para dizer que o carro deveria estar com algo solto”, diz a dentista Ellen Costa, de Montes Claros (MG). “Quem me garante que o câmbio não quebrará quando a garantia acabar?”, diz ela.
Encontramos até um caso em que o barulho ocorre em dois automóveis da mesma família. Ricardo Tomaz Hellbrugge e Ricardo Henrique Hellbrugge, pai e filho que vivem em São Paulo (SP), possuem dois Audi A1 1.4T 2011, comprados na mesma época. “Com uma semana de uso começaram os ruídos por baixo do assoalho. Parece que o carro vai desmontar. Li em fóruns da internet que o ruído é comum também na Europa, em países onde as estradas são piores, como Portugal e Grécia”, explica o pai. “A concessionária recomendou fazer a atualização do software do câmbio para diminuir o ruído em cerca de 30% a 40%, mas não reduziu nem 1%.”
Nas concessionárias, a justificativa que prevalece é a de que se trata de uma característica do modelo, como relata o médico Alan de Freitas Passos, de Belo Horizonte (MG). “Assim que retirei o carro da concessionária, começaram os barulhos. No início pensei que era a porta do passageiro ou o porta-luvas aberto”, conta Alan. “Na autorizada me disseram que isso acontece pelo fato de as marchas estarem pré-engatadas.”
Até mesmo o A1 Sport cedido pela Audi apre- sentou problema semelhante durante o teste publicado na nossa edição de setembro de 2012. “Sobre piso irregular, como em vias de paralelepípedo, um ruído constante incomoda o piloto. ‘A dupla embreagem do A1 é do tipo seca, não imersa em óleo. Um disco sempre está em posição não ativa e é ele que vibra e faz barulho. É uma característica do proje- to’, diz Lothar Werninhouse, consultor técnico da Audi”, afirmava o texto da reportagem.
O POVO RECLAMA
“Uma semana após pegar o carro começou o barulho, que nas duas revisões garanti- ram ser normal. Meus amigos dizem que terei dificuldades na revenda por causa da intensidade do ruído.”
Sérgio Cláudio Santesso, empresário, são paulo (SP)
“O barulho teve início com uma semana de uso. A autorizada disse que a solução é atualizar o software do câmbio, que desligará uma das embreagens. Como perderia desempenho, preferi não fazê-lo.”
Henrique Álvares, engenheiro, belo horizonte (MG)
RESPOSTA
Até o fechamento desta edição a Audi não se pronunciou oficialmente sobre os casos levantados.
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