Sites de vendas de carros registraram mais de 5.000 golpes/mês em 2022
Roubo de dados e anúncios falsos têm feito vítimas nas negociações de carros em plataformas online
As vendas online de carros usados e novos já eram realidade antes, mas ganharam ainda mais força com a pandemia da Covid-19, por serem mais práticas e dispensarem idas às lojas físicas. Apesar das facilidades, porém, elas exigem cuidados, que devem ser redobrados com a presença cada vez maior do digital nos processos de compra.
De acordo com uma pesquisa realizada pelas plataformas iCarros, OLX e SóCarrão, cerca de 5.000 golpes foram aplicados por mês durante o primeiro semeste de 2022. Destes, 65% estavam relacionados a roubo de dados (como dados pessoais e bancários) e 33% foram de anúncios falsos, feitos com veículos inexistentes para buscar pagamentos antecipados feitos pelas vítimas. O prejuízo estimado no período teria sido de cerca de R$ 611 milhões.
Conforme a pesquisa, os modelos mais utilizados para a aplicação de golpes são VW Gol, Toyota Corolla e Chevrolet Celta. Outro dado trazido pelo estudo é que o Brasil é o segundo país com maior número de crimes digitais, atrás apenas do México.
Por aqui, os golpes se concentram na região Sudeste: São Paulo lidera, com 44% dos casos. O perfil das vítimas das fraudes mostra que a maioria é composta de homens, com 86% de participação, e jovens de até 31 anos, com 55%.
Entre as dicas para a prevenção contra um golpe estão o pagamento somente após a conclusão dos trâmites de cartório, onde comprador e vendedor devem estar juntos, e a negociação diretamente com o proprietário do veículo (ou o comprador), evitando terceiros, como parentes ou amigos.
As plataformas também orientam que compradores e vendedores utilizem os chats e canais oficiais de venda durante a negociação, evitando transportar a conversa para aplicativos de mensagens pessoais.
Mesmo com os processos digitais, certifique-se de que a loja e o veículo existem de fato e, se possível, faça uma visita pessoalmente para evitar grandes dores de cabeça no futuro.