Um dos serviços de manutenção mais simples feitos num automóvel é o alinhamento de direção. Mas a tarefa não parece tão simples no Citroën C4 Hatch. Entrevistamos 12 proprietários que relatam que as autorizadas da marca não conseguem fazer o correto alinhamento do veículo, cuja direção puxa sempre para a esquerda, mesmo depois de feito o serviço.
É o caso do paulista Fábio Ozório, dono de um C4 2011. “Um dia depois de ter comprado o carro, senti que a direção puxava para o lado esquerdo. Já tentaram alinhá-lo diversas vezes. Até as molas dianteiras foram trocadas duas vezes. E nunca conseguem resolver, mesmo depois de eu ir à autorizada cinco vezes”, diz Fábio, reforçando que o problema é bem conhecido no meio. “No Clube do C4 existe um fórum sobre alinhamento com mais de 230 posts sobre o assunto, além de 28 proprietários que relatam a mesma falha no site Reclame Aqui.”
Essa dificuldade ocorre desde que o modelo começou a ser importado da Argentina em fevereiro de 2009, como explica o administrador Marcos Bechara Frange, de São Paulo (SP), dono de um C4 1.6 2009. “Todas as vezes que levo meu carro para alinhar na concessionária, dizem que existe uma nova configuração de fábrica. E nunca funciona. Uma vez fiquei mais de dez dias sem o veículo, andaram mais de 90 km e voltou do mesmo jeito”, diz.
Devido à dificuldade de acertar a geometria do C4, não são raras reclamações de que autorizadas rodaram com o veículo mais do que deveriam. “Foram várias as vezes que entreguei o carro de tanque cheio e me devolveram com ele vazio. No total, já fui mais de dez vezes à oficina”, diz o analista de sistemas Ronald Lopes Vasconcelos, de Brasília (DF), dono de um C4 2.0 2011.
De acordo com os proprietários, autocenters e oficinas independentes enfrentam a mesma dificuldade para fazer o alinhamento do C4.
O POVO RECLAMA
“Descobri o problema 15 minutos após pegar o carro e a falha nunca mais foi resolvida. A direção puxava tão forte que subi algumas vezes no meio-fio.”
Raimundo Rodrigues, médico, Brasília (DF)
“Levei o carro à autorizada mais de cinco vezes. Já tentaram de tudo, como inverter os pneus e trocar os amortecedores.”
Fausto Luiz Jorge Pádua, servidor público, Brasília (DF)
RESPOSTA
A Citroën diz que no piso do Brasil, mais acidentado, o C4 pode sofrer desbalanceamento de rodas e/ou desalinhamento da direção. Mas afirmam que toda sua rede tem as condições técnicas de restabelecer as condições ideais de rodagem e que entrará em contato com os donos para “dar o encaminhamento necessário”.
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br