Quanto custa manter um Fastback Audace Hybrid de R$ 155.990?
Confira quais são os valores cobrados para diferentes componentes do SUV compacto, além de revisões, seguro e desvalorização

A Fiat foi pioneira ao disponibilizar carros híbridos leves por um preço mais acessível e o Fastback Audace Hybrid é a versão de maior destaque.
De acordo com a ABVE, a versão mais em conta do SUV MHEV é o segundo modelo híbrido mais vendido do Brasil, com 1.697 emplacamentos até fevereiro, atrás apenas do BYD Song Pro GS. Seu consumo é menor que o das versões não eletrificadas e o programa Fiat Flex Care oferece as três primeiras revisões por R$ 2.352, barateando os custos.

QUANTO CUSTA PARA MANTER:
Revisões até 60.000 km: R$ 4.568
Seguro: R$ 3.796
cesta de peças: R$ 14.861
consumo (km/l): 13 (urb.) / 16,2 (rod.)
A versão eletrificada do motor 1.0 turbo não tem o tradicional motor de partida. O Belt Starter Generator (BSG), que mais parece um alternador com cabos mais grossos, é quem se encarrega de dar partida no motor, cumprir a função de alternador, regenerar a energia nas reduções e frenagens e por atuar como um motor elétrico. Ele é capaz de gerar até 4 cv (3 kW) e 1 kgfm para poupar o esforço do motor térmico em arrancadas e acelerações.
O motor elétrico é percebido nas arrancadas e acelerações típicas do uso urbano. Isso ajuda, inclusive, a tirar o atraso da resposta do motor térmico e a sensação é a de que há algo empurrando o motor levemente. Isso é mais notável porque o câmbio automático CVT tem nova programação para funcionar com mais folga, com relações mais longas.

O quadro de instrumentos ajuda a acompanhar essa assistência elétrica. Há três formas de acompanhar a atuação do motor elétrico, a regeneração e a carga da bateria: ou por um monitor com o carro estilizado, pelo econômetro em destaque e pela tela que une essas informações ao modo que também exibe velocímetro e conta-giros. O movimento azul indica o impulso elétrico e o verde, a regeneração.
Como a capacidade da bateria não é grande, tem 0,152 kWh (brutos), ela recarrega e descarrega a olhos vistos – a vantagem da bateria de lítio é justamente essa. Pode encher por completo na descida de uma avenida e voltar a ficar descarregada novamente, quase por completo, após o próximo trecho de subida.
Até o dia 5 de maio (ou enquanto durarem os estoques), a versão de entrada, a Audace T200 AT Hybrid poderá ser adquirida por R$ 123.990 contra R$ 155.990 da tabela oficial (desconto de R$ 32.000).
Teste comparativo:
Aceleração | Fastback T200 | Fastback T200 Hybrid |
0 a 100 km/h | 9,5 s | 10,4 s |
0 a 1.000 m | 31,3 s – 164,5 km/h | 32 s – 161 km/h |
Velocidade máxima* | 189 km/h | 189 km/h |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h em | 4,3 s | 4,6 s |
D 60 a 100 km/h em | 5,5 s | 6 s |
D 80 a 120 km/h em | 7,3 s | 7,8 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 14,1/26,4/61,8 m | 14,6/26,6/61,5 |
Consumo | ||
Urbano | 12,2 km/l | 13 km/l |
Rodoviário | 15,2 km/l | 16,2 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 43,9/65,3 dBA | 44,2/63,4 dBA |
80/120 km/h | 61,7/69,2 dBA | 61,5/68,7 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 96 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h | 2.000 rpm | 1.900 rpm |
Volante | 2,5 voltas | 2,5 voltas |