Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual a diferença entre suspensão multilink e por eixo de torção?

Uma é mais sofisticada, mas cara. A outra é mais simples e robusta. Entenda as diferenças

Por Da Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h25 - Publicado em 13 dez 2016, 14h55
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na suspensão multilink, um lado é totalmente independente do outro
    Suspensão traseira multilink do Volkswagen Golf 7 alemão (Divulgação/Internet)

    Qual a diferença entre suspensão traseira multilink e por eixo de torção? – Adhemar Vazone, Campinas, SP.

    A suspensão traseira do sistema de eixo de torção é constituída por um elemento transversal de aço cujas extremidades possuem dois “facões” ligados aos cubos das rodas. O molejo é obtido por molas helicoidais assistidas por amortecedores.

    O eixo de torção tem a propriedade de se torcer, emulando o funcionamento de uma suspensão independente
    O eixo de torção tem a propriedade de se torcer, emulando o funcionamento de uma suspensão independente (Arte/Quatro Rodas)

    Como há uma ligação direta entre um lado da suspensão e o outro, essa barra transversal acaba transmitindo um pouco do impacto para a outra roda.

    Por isso muitos dizem que essa é uma suspensão do tipo semi-independente ou interdependente. Por ser uma construção de baixo custo, sua utilização é muito frequente em eixos traseiros de carros com tração dianteira.

    Continua após a publicidade

    Já a multilink ou multibraços é mais comum em carros com suspensão independente e utiliza vários braços de comprimentos desiguais, que permitem melhor adaptação da roda ao piso.

    Seu projeto é complexo e, sem o uso de programas de computador, provavelmente não teria sido desenvolvida, já que funciona em três planos ortogonais.

    No sistema multilink, a manga do eixo é ligada à estrutura por vários braços
    No sistema multilink, a manga do eixo é ligada à estrutura por vários braços (Arte/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Sua grande vantagem é proporcionar rodar agradável e boa dirigibilidade ao mesmo tempo, graças à maior capacidade de absorver irregularidades sem prejuízo da estabilidade.

    Ela também proporciona mais liberdade para que o projetista determine a geometria da suspensão conforme sua aplicação.

    Os pontos negativos são o custo, a complexidade de projeto e a dificuldade de ajustá-la, principalmente no caso de veículos sofisticados adaptados para situações de rodagem mais severas – como as que encontramos no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Outra desvantagem é seu comportamento sob carga, que só pode ser simulado através de computadores.

    Relacionado ao eixo de torção, há também o eixo rígido, de concepção mais antiga.

    Nele, cada roda é unida solidamente à outra, sem a flexibilidade do eixo de torção – ou seja, os movimentos verticais de uma roda afetam diretamente o outro lado.

    Continua após a publicidade

    Durante muito tempo, o eixo rígido foi o padrão em carros de tração traseira. Hoje, a estrutura multilink já se popularizou nesse tipo de automóvel – um dos últimos a fazer a transição foi o Ford Mustang.

    Em veículos pesados, ele permanece sendo utilizado devido à sua robustez e facilidade de manutenção.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.