Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que carros híbridos perdem potência quando a bateria está baixa?

A potência está lá, mas o motor a combustão pode ter funções diferentes conforme o nível de carga da bateria; e é melhor assim

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 3 fev 2024, 13h37 - Publicado em 3 fev 2024, 13h37
Por que os veículos híbridos perdem potência quando a bateria está baixa?

Thiago Ramos, São José dos Campos (SP)

Na verdade, o veículo não perde potência; ela está lá, mas a dinâmica do sistema híbrido pode tornar a potência percebida menor em determinadas condições.

Compartilhe essa matéria via:

Quando um veículo híbrido passa por longos períodos ligado, mas sem movimento significativo (sem a dinâmica da carga elétrica do conjunto), o motor a combustão assume a tarefa de carregar a bateria do sistema híbrido. Nesse processo, a potência do motor é distribuída tanto para movimentar o veículo quanto para recarregar a bateria.

Continua após a publicidade

carros híbridos no Brasil
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
Essa característica é mais evidente em veículos híbridos full, que possuem um motor elétrico mais potente e uma bateria de alta tensão. Em sistemas híbridos leves, por exemplo, o motor elétrico pode não ter capacidade suficiente para movimentar o veículo sozinho.

Já nos sistemas híbridos full, o motor elétrico desempenha um papel fundamental na propulsão, especialmente em baixas velocidades, sendo a bateria de alta tensão crucial para fornecer a energia necessária nessas condições.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.