Por que carros híbridos perdem potência quando a bateria está baixa?
A potência está lá, mas o motor a combustão pode ter funções diferentes conforme o nível de carga da bateria; e é melhor assim
Thiago Ramos, São José dos Campos (SP)
Na verdade, o veículo não perde potência; ela está lá, mas a dinâmica do sistema híbrido pode tornar a potência percebida menor em determinadas condições.
Quando um veículo híbrido passa por longos períodos ligado, mas sem movimento significativo (sem a dinâmica da carga elétrica do conjunto), o motor a combustão assume a tarefa de carregar a bateria do sistema híbrido. Nesse processo, a potência do motor é distribuída tanto para movimentar o veículo quanto para recarregar a bateria.
Essa característica é mais evidente em veículos híbridos full, que possuem um motor elétrico mais potente e uma bateria de alta tensão. Em sistemas híbridos leves, por exemplo, o motor elétrico pode não ter capacidade suficiente para movimentar o veículo sozinho.
Já nos sistemas híbridos full, o motor elétrico desempenha um papel fundamental na propulsão, especialmente em baixas velocidades, sendo a bateria de alta tensão crucial para fornecer a energia necessária nessas condições.