Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Por que os carros mais novos não têm faróis de neblina?

O Tera é mais um VW sem faróis de neblina e apenas está seguindo aquilo que é uma realidade dos carros de luxo atuais

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 mar 2025, 10h28 - Publicado em 5 mar 2025, 07h00
VW Tera High Outfit 2026
O Tera 2026 é mais um Volkswagen que não tem faróis de neblina nem mesmo na versão mais cara (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

A apresentação do Volkswagen Tera trouxe à tona uma questão: o que aconteceu com os faróis de neblina?

Aparentemente, ficaram no passado. Os Polo, T-Cross e Nivus reestilizados também perderam os faróis de neblina, assim como Tiguan e Jetta também não têm essas peças complementares aos faróis. E isso não está acontecendo apenas com os carros da Volkswagen.

A falta dos faróis de neblina é mais gritante em carros comuns porque, até outro dia, identificavam as versões mais completas. Você pode não ter reparado, mas os BMW, Mercedes-Benz, Volvo e Audi mais recentes não têm faróis de neblina e muitos modelos destes fabricantes também perderam tais componentes nas últimas reestilizações.

Não confunda faróis de neblina com lanterna de neblina, que é a luz vermelha mais intensa instalada na traseira do carro (às vezes, dentro de uma das lanternas). A função desta é tornar o carro mais visível para outros carros quando sob neblina.

VW Tera High Outfit 2026
Faróis full led do Tera ainda têm refletores – são os chamados ecoled (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os designers não estão em uma cruzada contra os faróis de neblina. Os faróis de neblina estão sumindo porque, simplesmente, deixaram de ser necessários. Os faróis modernos são tão melhores que bastam.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Se você precisa de um culpado, culpe os faróis de leds. Eles iluminam muito mais, seus fachos luminosos chegam muito mais longe e são mais controláveis do que os fachos dos faróis convencionais, com lâmpadas halógenas.

BMW 320i
Visual do BMW Série 3 foi levemente renovado em 2022; foi quando perdeu os faróis de neblina (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Essas vantagens são ainda mais notáveis em faróis com projetores, mas os faróis ecoled (que combinam lâmpadas de leds com refletores) também são muito melhores que os convencionais.

Continua após a publicidade

O VW Polo é um exemplo conhecido: o facho luminoso dos faróis convencionais do Polo Track alcançam 70 metros e o facho dos faróis ecoled das versões mais caras alcança 130 metros. O Polo GTS, já fora de linha, tem faróis de leds matriciais com projetores e sua luz alcança 170 metros. O GTS até tinha alguns pontos de led no para-choque para iluminar uns metros à frente, mas era mero detalhe estético.

farol de neblina
Se depender dos faróis de led atuais, os faróis de neblina logo vão virar camiseta de saudade (Marco de Bari/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A tecnologia dos faróis de led permitem aos fabricantes obter uma maior precisão do facho luminoso, que passa a cobrir exatamente a área que interessa. Quando os carros dispensam os faróis de neblina, é porque o facho dos novos faróis é capaz de iluminar próximo à dianteira e também as laterais da faixa de rolagem.

Como fica a luz de conversão?

Mais simples, a função de cornering light identifica quando o condutor faz uma manobra
A função de cornering light amplia a iluminação para a lateral da via, o que novos faróis fazem por si só (Renault/Divulgação)

É importante não esquecer a função dos faróis de neblina: garantir a iluminação das faixas que demarcam a via para guiar o motorista em condição de neblina, mesmo que seja necessário trafegar em baixa velocidade. Por isso o facho dos faróis de neblina fica próximo ao carro.

Como os novos faróis convencionais, com seu facho baixo, iluminam a frente e os arredores, até a função das luzes de conversão (cornering lights) deixa de ser necessária.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.