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Por que o sistema Locker deixa de funcionar acima de 20 km/h?

Sistema é desligado para não comprometer a dirigibilidade e a mecânica

Por Da Redação
Atualizado em 4 Maio 2021, 09h40 - Publicado em 7 abr 2017, 16h21
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  • Na Adventure, as rodas dianteiras giram juntas a té 20 km/h
    Na Adventure, as rodas dianteiras giram juntas a té 20 km/h (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O sistema Electronic Locker Differential (ELD) da linha Adventure é programado para desligar a 20 km/h por segurança. Por que isso? – Sérgio Tobias Figueira, por e-mail.

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    A função do diferencial é permitir a diferença de rotação entre as rodas motrizes – interna e externa – nas curvas. Sem ele, a roda do lado interno seria forçada a girar tanto quanto a roda do lado externo (que precisa percorrer uma distância maior durante o contorno da curva), compromentendo a dirigibilidade e desgastando os pneus e a mecânica.

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    O diferencial E-Locker, fabricado pela Eaton e utilizado pela Fiat no sistema ELD, funciona através de acionamento eletromagnético de trava, que faz com que as duas rodas girem com velocidade e torque iguais.

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    Essa propriedade é extremamente desejável em pisos escorregadios, como neve e barro, e em situações em que uma das rodas fique no ar – num diferencial comum, o torque é transferido justamente para a roda que gira em falso, complicando uma situação comum no off-road.

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    Detalhe do botão de acionamento do ELD
    Detalhe do botão de acionamento do ELD (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O ruim é que em pisos com boa aderência, como o asfalto, a dirigibilidade fica seriamente comprometida com o diferencial bloqueado, além de causar situação potencialmente catastrófica para o conjunto de tração.

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    O segredo é desligar o travamento sempre que dirigir em pisos com boa aderência. A Fiat assumiu esse cuidado, limitando o travamento a velocidades até 20 km/h. Quando o veículo atinge os 15 km/h, um aviso sonoro alerta o motorista de que o limite está se aproximando.

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    Qualquer um que dirija com frequência (e experiência) em estradas de barro ou areia, porém, sabe que esse limite pode ser indesejável, pois inviabiliza sua utilização em trechos off-road mais longos, onde velocidade e tração são essenciais.

    Nesses casos, só um 4×4 de verdade com sistemas modernos de transmissão e diferencial pode tornar a viagem mais curta, sem riscos para o veículo.

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