Por que a indústria só oferece lâmpada de led em versões topo de linha?

Apesar de o primeiro carro de série a adotar a tecnologia ter sido lançado em 2009, a tecnologia ainda não chegou aos modelos de alto volume

Farol FullLed Mercedes Os faróis de led são mais eficientes que os de xenônio

Os faróis de led são mais eficientes que os de xenônio (Divulgação/Mercedes-Benz)

O custo da lâmpada de led é tão alto para que a indústria só ofereça esse equipamento nas versões topo de linha? – Zenilson Ricardo, Vitória da Conquista (BA)

Os diodos emissores de luz (LED, na sigla em inglês) ainda são uma tecnologia relativamente nova em aplicações automotivas – o Audi R8 V10, primeiro carro a adotar faróis totalmente em led, é de 2009.

Mas o sistema vem se popularizando rapidamente e já está disponível em modelos mais acessíveis (ou menos caros), como o Citroën C4 Lounge Shine, que custa R$ 102.790.

Muitos fabricantes, no entanto, optam por oferecer o recurso somente nos pacotes de equipamentos mais caros já que essa tecnologia agrega valor às versões topo de linha.

Hoje já é possível afirmar que a questão do led não seja exclusivamente de custo. Trata-se de uma questão de marketing mesmo.

A tecnologia que, por ora, tem custo proibitivo em modelos de alto volume é o laser. Mais uma vez, farois a laser também estrearam na linha de produção com o Audi R8 – superesportivo cujo preço está na casa dos sete dígitos.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s