Pneus de uso misto têm desempenho melhor no asfalto molhado?
Pneus de uso misto (AT) são melhores no asfalto molhado do que pneus convencionais (HT)?
Bruno Fernandes, Campos Dos Goytacazes (RJ)
Quem responde é o especialista Fabio Magliano, gerente da Pirelli. Segundo ele, aplicação do produto não necessariamente determina a capacidade de cada modelo quanto à drenagem da água.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Tanto os pneus convencionais (HT) como os de uso misto (AT) são produzidos a fim de proporcionar a maior área possível de contato com o solo, em todas as condições, garantindo a perfeita drenagem e evitando a aquaplanagem.
Nos pneus, os sulcos têm a função de escoar a água para evitar aquaplanagem e também são responsáveis por garantir a aderência em pista molhada nas curvas e frenagens.
Além disso, não pense que pneus cheios de sulcos teria somente vantagens. Esse excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o produto muito mais barulhento. A melhor opção parece ser um valor intermediário.