Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pneus de carro elétrico servem em um a combustão com as mesmas medidas?

Via de regra, não é recomendável. Mas se as dimensões forem exatamente as mesmas, consumidor pode optar pelos pneus mais silenciosos

Por Da Redação
25 set 2023, 09h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Posso instalar em um veículo comum o pneu para veículos elétricos de baixo ruído que possui as mesmas medidas? – Léo Miele, São Paulo (SP)

    Publicidade

    Conforme o consultor Roberto Falkenstein, da área de tecnologias inovativas da Pirelli, não é recomendável a troca do modelo de pneu original do veículo, afinal ele carrega características específicas para extrair o máximo desempenho daquele automóvel, que é fruto de um desenvolvimento conjunto entre montadora e fabricante de pneu.

    Publicidade

    “Porém, se forem respeitadas as medidas, índice de carga e de velocidade, o consumidor pode efetuar a troca”, afirma.

    Acontece que carros elétricos têm demandas diferentes e por isso seus pneus são específicos. Questões como o peso das baterias e também o silêncio quase absoluto do motor, exige mudanças nos pneus, que passam a representar grande parte do ruído interno – que vem da reverberação do ar dentro dos pneus.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Uma das soluções mais aplicadas em carros elétricos de passeio é uma camada de espuma especial de poliuretano, que reveste a parte interna da banda de rodagem dos pneus.

    Como o ruído é provocado pela amplificação que os pneus dão à vibração de todo o conjunto mecânico, a absorção proporcionada pela camada de espuma corta grande parte dos picos de ruído.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    PNEUS Eletrico

    Além do conforto, os pneus de carros elétricos precisam adequar seus sulcos e pontos de maior resistência ao maior peso de tais veículos.

    Publicidade

    E o desafio nessa área ultrapassa a simples adição de peso, uma vez que a posição em que as baterias são instaladas influencia na distribuição do peso e, consequentemente, na dinâmica do carro.

    Continua após a publicidade

    O torque instantâneo também é levado em consideração, e uma camada com mais atrito é colocada na região central de contato com o solo, a fim de maximizar a tração do veículo sem comprometer demais a durabilidade dos pneus.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.