Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que muda entre os turbos axiais, pulsativos e roletados?

A principal diferença entre eles está no caminho que os gases percorrem dentro da peça

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 15h54 - Publicado em 4 jul 2018, 16h36
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Turbos Garrett
    As diferenças entre os turbocompressores está nos detalhes (Garrett/Divulgação)

    O que muda entre os turbos axiais, pulsativos e roletados? – Vinicius de Andrade Rossello, São Paulo (SP)

    Basicamente, muda o caminho que os gases percorrem dentro da peça. No turbo radial, os gases de exaustão entram no rotor no sentido perpendicular ao da árvore que une as peças, enquanto no axial esse fluxo entra paralelamente.

    Existe também o turbo mixedflow, que é o meio-termo entre os dois anteriores. “Nestes sistemas os gases entram na turbina num ângulo entre 90º (Radial) e 180º (Axial). É o caso, por exemplo, dos antigos motores T-Jet da Fiat”, destaca Celso Samea, engenheiro da comissão técnica de motores de ciclo otto da SAE Brasil.

    Já o turbo pulsativo possui a carcaça quente dividida, ao contrário do que ocorre no turbo convencional, chamado de monofluxo.

    Continua após a publicidade

    Assim, em um motor de quatro cilindros, os gases de escape de dois cilindros percorrem um canal exclusivo, separado do duto do outro par.

    “A vantagem desse sistema é que os gases atingem a turbina de forma sequencial, conforme a ordem de explosão dos cilindros, permitindo melhor aproveitamento da energia dos gases de escape, principalmente em baixos regimes do motor”, explica Lauro Takabatake, diretor de engenharia da BorgWarner.

    Por fim, o turbo roletado tem os mancais da árvore apoiados sobre rolamentos, em vez de a peça “flutuar” sobre um filme de óleo – que é mais comum. Essa solução faz com que haja menos perda de energia e menor necessidade de fluido lubrificante no conjunto.

    Continua após a publicidade
    turbos-axiais-pulsativos-e-roletados
    (Divulgação/Internet)

    1- A árvore pode ter mancais sobre óleo ou rolamentos, para reduzir o atrito

    2- Nos sistemas pulsativos, a carcaça quente é dividida em dois dutos

    3- Turbos radiais recebem o fluxo de ar em sentido perpendicular ao da árvore

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.