Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O que é o diâmetro de giro que aparece nas fichas técnicas?

Descubra o que isso significa, e por que alguns carros possuem diâmetro de giro maior ou menor que outros

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h44 - Publicado em 30 ago 2016, 17h37
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Correio Técnico: diâmetro de giro

    O que é o diâmetro de giro que sempre aparece nas fichas técnicas dos carros? – Fernando Gondim, por email.

    É o menor espaço necessário para o veículo fazer uma mudança de sentido (180 graus).

    Há dois padrões comuns na indústria: o que é medido entre guias (“curb to curb” ou “kerb to kerb”) e entre paredes (“wall to wall”). O primeiro é o menor espaço em uma rua para que se faça o retorno sem que a roda dianteira do lado externo raspe nas guias. O segundo garante o retorno num corredor ou numa garagem, sem que o para-choque dianteiro toque nas paredes.

    Essa característica é dependente da geometria do sistema de direção, ou seja, do quanto a roda esterça sem atingir outros componentes do veículo. É claro que um carro muito longo, mesmo esterçando bastante, terá seu diâmetro de giro comprometido.

    Continua após a publicidade

    A solução nesse caso pode ser adotar eixo traseiro esterçável, relativamente comum em ônibus e veículos militares 8×8 e 10×10, e que já foi utilizado em picapes da GM americana como opcional entre 2002 e 2005. O sistema chamado Quadrasteer, produzido pela Delphi, reduzia o diâmetro em até 21%. O segredo é que, enquanto as rodas dianteiras esterçam para um lado, as traseiras viram para o outro, mas num ângulo menor, de até 12 graus. Para acioná-lo, havia um botão no painel que comandava um motor elétrico.

    Outras marcas como Porsche, BMW, Mitsubishi, Honda e Nissan já utilizaram sistemas de esterçamento das rodas traseiras, mas com o objetivo de melhorar o comportamento dos carros em curvas – nesses casos, o esterçamento é bem pequeno, e pode variar de sentido conforme a velocidade do automóvel, aumentando ou diminuindo o diâmetro de giro.

    Além do comprimento e da distância entre-eixos, outra variável é o tipo de tração. Modelos com tração traseira tendem a oferecer um diâmetro de giro menor, pois neles o eixo dianteiro fica livre dos mecanismos de tração, como os semieixos, permitindo um maior ângulo de esterçamento. Pelo mesmo motivo, modelos com tração integral podem precisar de mais espaço para realizar um giro de 180° graus.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.