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Kicks tem defeito no módulo de ABS e Nissan cobra até R$ 20.000 pela troca

Proprietários reclamam substituição em garantia do módulo do sistema ABS utilizado nos SUVs Nissan Kicks, modelos 2016 a 2019

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 5 dez 2022, 12h44 - Publicado em 5 dez 2022, 09h02
kicks
Kicks despencou na tabela em relação ao mês de maio (Divulgação/Nissan)
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A falta de coerência por parte da Nissan tem deixado alguns donos de Kicks duplamente irritados. Uma parte da irritação diz respeito a um defeito que tem surgido no sistema de freio ABS de algumas unidades do SUV.

A outra porque as concessionárias têm tratado os clientes de forma diferente: umas vezes, cobrando pelo serviço; outras, fazendo o reparo em garantia.

A fábrica nos informou que “não foi registrado um defeito de fabricação do componente” do sistema de freio. Mas, de acordo com duas concessionárias, uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro, a fabricante emitiu um alerta à rede informando sobre o processo de troca em garantia do atuador do módulo do ABS.

Kicks Cluster
A luz do ABS acendeu?
Pode ser sinal
de problemas (Divulgação/Quatro Rodas)

O advogado João Filipe Silva Dias, de Salvador (BA), entrou com uma ação na Justiça, em nome de sua mãe, proprietária de um Nissan Kicks 1.6 2017 (já fora do prazo de garantia).

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“Movi uma ação requerendo o reparo gratuito para o módulo atuador do freio ABS após constatar que para alguns proprietários a montadora troca em garantia e, no caso da minha mãe, a concessionária queria cobrar R$ 20.100, ou seja, mais de 20% do valor do veículo, segundo a tabela Fipe”, afirma o advogado.

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Outro proprietário que conseguiu a troca da peça em garantia após receber o orçamento de mais de R$ 20.000 foi o autônomo Julius Diego Lopes Simões, de Fortaleza (CE), dono de um Kicks 2019.

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“Na revisão de 40.000 km relatei o acendimento das luzes do ABS e do controle de estabilidade, mas na concessionária me informaram que não havia nenhum problema”, conta.

kicks
Gosta da pintura em dois tons? Então não compre o Kicks S – ela só vem a partir do SV (Nissan/Divulgação)

“Mas, na revisão de 50.000 km, e dois meses após o fim da garantia, ao relatar a falha novamente, a concessionária me apresentou o orçamento”, lembra. Segundo ele, o problema só foi resolvido depois que ele reclamou junto à montadora.

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Caso a luz de freio acenda com o motor em funcionamento e o freio de estacionamento liberado, a Nissan orienta aos clientes que parem o carro e façam o seguinte procedimento:

  1. Verifique o nível do fluido do freio. Adicione fluido, se necessário.
  2. Se o nível estiver correto e a luz se mantiver acesa, será necessário levar o carro a uma concessionária, onde ele passará por inspeção do sistema de freios, que, como todo sistema mecânico, pode sofrer desgastes, o que nesse caso demanda reparos ou ajustes.
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O POVO RECLAMA

“Na concessionária pediram mais de R$ 20.000 pelo conserto do módulo atuador do sistema de freio ABS do Kicks da minha mãe e fui obrigado a iniciar uma ação judicial para resolver o caso. Por fim, após o deferimento da liminar, negociamos a substituição do veículo por um modelo 2022.”
João Filipe Silva Dias, advogado, Salvador (BA), sua mãe é dona de um Kicks 1.6 2017

“Na revisão de 40.000 quilômetros disseram que o carro não tinha nenhum problema, mas na revisão de 50.000, dois meses após o fim da garantia, apresentaram o orçamento de mais de R$ 20.000 para consertar o módulo.”
Julius Diego Lopes Simões, autônomo, Fortaleza (CE), dono de um Kicks 2019

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