A terceira geração do Honda City chegou com a intenção de não ser apenas o “Honda mais barato” (por mais caro que seja), mas algo como um “mini-Civic”.
Por isso, cresceu e ficou mais refinado e tecnológico, com direito a faróis full-led, sensor de estacionamento dianteiro e pacote Honda Sensing, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa com correção da trajetória e farol alto automático. Isso, claro, no pacote do City Touring.
O quadro de instrumentos é digital e personalizável, com tela de 7 polegadas. A central multimídia tem 8 polegadas e não é a maior do segmento, mas a conexão com Apple CarPlay e Android Auto é sem fio. Não será desta vez que o motorista ficará livre dos cabos, pois o City não traz carregador por indução.
O City cresceu quase 10 cm no comprimento e também ficou mais de 5 cm mais largo. O entre-eixos, porém, é o mesmo de 260 cm. A altura reduziu 0,8 cm apenas, porém já é o suficiente para incomodar passageiros mais altos.
O espaço para pernas no banco de trás é privilegiado e foi beneficiado pela nova estrutura dos bancos dianteiros, que se tornaram mais finos. Além disso, o motorista e o passageiro da frente têm um melhor apoio lombar e estabilidade corporal, além de mais espaço no assento – 2,5 cm mais largo.
Na comparação com os principais rivais, o entre-eixos do City não é dos maiores, pois o Virtus conta com 265,1 cm e o Nissan Versa com 262 cm. Porém, entre os três é o Honda que oferece o melhor espaço para pernas atrás, com 100 cm contra 91 cm do Virtus e 92 cm do Versa.
A mecânica mantém um motor 1.5 aspirado, agora com duplo comando de válvulas e injeção direta, com 126 cv e 15,5 kgfm. O câmbio é sempre CVT de sete marchas simuladas. Para quem tem medo de motores turbo, um alento: o desempenho do sedã não deixa a desejar. Confira:
Teste – Honda City Touring 2022
Aceleração
0 a 100 km/h: 10,5 s
0 a 1.000 m: 31,8 s – 170,3 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 5,0 s
D 60 a 100 km/h: 6,0 s
D 80 a 120 km/h: 7,7 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,9/26,6/61,6 m
Consumo
Urbano: 13 km/l
Rodoviário: 17,4 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 39,5/71,1 dBA
80/120 km/h: 64,1/69,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h em D: 1.800 rpm
Volante: 2,7 voltas
Quanto custa para manter o Honda City Touring?
Revisões até 60.000 km: R$ 5.244
Seguro: R$ 4.556
Rede de concessionárias: 212
Desvalorização –
Garantia: 3 anos
Ficha técnica – Honda City Touring 2022
Motor:1.5 DOCH VTEC, flex, dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha; injeção direta, 126 cv a 6.200 rpm, 15.8/15,5 kgfm a 4.600 rpm
Câmbio: CVT, sete marchas simuladas, tração dianteira
Suspensão: McPherson (dianteira), eixo de torção (traseira)
Direção: elétrica
Rodas e pneus: liga leve, 185/55 R16
Dimensões: comprimento, 454,9 cm; largura, 174,8 cm; altura, 147,7 cm; entre-eixos, 260 cm; peso, 1.160 kg; tanque, 44 l; porta-malas, 519 l
Rivais do novo Honda City 2022
Nissan Versa 1.6 exclusive
PREÇO: R$ 115.090
Principais itens de série: seis airbags, alerta de colisão frontal, freio autônomo de emergência, câmera 360 graus, detector de movimento dianteiro, sensor de tráfego traseiro, alertas de pontos cegos, ar-condicionado é digital e revestimento que imita couro.
O sedã foi renovado no começo deste ano e, portanto, já traz tecnologias de auxílio ao motorista e um bom pacote de equipamentos. É o modelo que mais se aproxima em conteúdo do City, mas ainda fica devendo o piloto automático adaptativo e o farol alto automático.
VW Virtus Highline 200 TSI
PREÇO: R$ 121.890
Principais itens de série: quatro airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital, câmera de ré, central multimídia, revestimento que imita couro, controle de estabilidade, tração e bloqueio eletrônico do diferencial e detector de fadiga.
A inexistência de tecnologias semiautônomas é o ponto negativo, mas além de ser um pouco mais barato que o City tem também um bom desempenho nas acelerações e nas médias de consumo de combustível urbano e rodoviário.
Toyota Yaris XLS Connect
PREÇO: R$ 119.890
Principais itens de série: sete airbags, ar-condicionado automático, câmera de ré, quadro de instrumentos digital, central multimídia de 7”, rodas de liga leve de 15”, assistente de partida em rampas, bancos revestidos parcialmente de couro e teto solar.
O Yaris é o que ostenta um dos preços mais acessíveis entre os rivais, porém o seu conteúdo é menos completo. Sua central multimídia é a menor, com 7”, não há assistentes de auxílio à condução nem como opcionais, porém ele é o único a oferecer teto solar.