Muitos carros costumam ter a indicação de pressão dos pneus ideal para situações específicas. Podem ser para melhorar o consumo, para melhorar o comportamento do carro quando carregado ou mesmo para proporcionar maior conforto para os ocupantes. O Honda City faz diferente: tem pressão específica para chegar à sua velocidade máxima.
A indicação é a seguinte:
- Até 160 km/h, deve-se usar 33 libras no pneus dianteiros e 32 libras nos traseiros
- Para circular acima de 160 km/h, a pressão deverá ser aumentada para 38 libras nos pneus dianteiros e 35 libras nos traseiros
Isso é válido para as versões do Honda City com pneus 185/55 R16 83V. Essa indicação pode ser encontrada tanto no manual do proprietário, quanto na coluna B do Honda City.
Essa indicação mostra como os japoneses podem ser meticulosos. No Brasil, a velocidade máxima permitida é de 120 km/h, o que leva a crer que a primeira indicação de pressão para os pneus será suficiente para todos os proprietários.
Ainda assim, a velocidade máxima do Honda City 1.5 CVT é de 186 km/h. Para alcançar essa velocidade, seria necessário ter mais pressão nos pneus. Por sinal, seus pneus originais até permitem que o carro vá além desta velocidade.
De acordo com o índice de velocidade, que é a letra “V” na identificação nos pneus, eles suportam uma velocidade de até 240 km/h. Os “83” que antecedem a letra correspondem ao índice de carga, que é de 487 kg por pneu neste caso.