Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

É possível colocar câmbio automático em um carro manual?

Leitor tem uma VW Saveiro Cross, cabine estendida, 1.6 16V e quer colocar o mesmo câmbio automático do Gol e do Voyage

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 3 nov 2021, 16h35 - Publicado em 3 nov 2021, 11h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Saveiro Cross CE

    Tenho uma VW Saveiro Cross, cabine estendida, 1.6 16V e pensei em colocar uma caixa automática, visto que modelos similares, como Gol e Voyage, já vêm de fábrica com essa opção.  – Gustavo Giovanini, São Bernardo do Campo (SP)

    De acordo com a engenharia da VW, não é recomendável a instalação da transmissão automática dos modelos Gol e Voyage na Saveiro, pois a picape é um veículo destinado ao transporte de carga e com requisitos técnicos diferentes.

    Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90

    Não é impossível de ser feito, mas, de acordo com a fabricante, esse projeto demandaria um desenvolvimento inteiramente novo. Não custa lembrar que picapes têm relações de marcha mais curtas, para ajudar a ganhar velocidade quando carregadas. 

    Continua após a publicidade
    volkswagen_saveiro_cros
    (divulgação/Volkswagen)

    Se fosse um Gol ou Voyage manual para receber o câmbio automático, a barreira seria o motor 1.6 8V. Só as versões automáticas (e a Saveiro Cross manual) usam o motor 1.6 16V.

    E se fosse outro carrro?

    A troca do câmbio manual por um automático não seria fácil, nem barata. Isso porque vai além da troca do câmbio. Muda-se também mangas de eixos, freios, suportes, além de toda a parte eletrônica. Também seria necessário instalar o módulo de gerenciamento do câmbio automático – que, porém, pode estar vinculado ao módulo da injeção eletrônica.  

    Continua após a publicidade
    Painel do VW Gol com câmbio automático
    Painel do VW Gol com câmbio automático (divulgação/Volkswagen)

    Além da parte mecânica, seria necessário compatibilizar toda a eletrônica do carro, para exibir a marcha no quadro de instrumentos. Além disso, trocar o trambulador do câmbio manual pela alavanca seletora do câmbio automático também implica na substituição de peças de acabamento.

    Essa conversão custará mais caro do que inteirar o valor na troca por um carro equivalente já com câmbio automático.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 750 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.