Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

É correto usar pressões diferentes nos pneus da frente e de trás?

Medida não é consenso entre diferentes fabricantes

Por Redação Atualizado em 3 Maio 2021, 15h55 - Publicado em 17 out 2016, 15h27

Pneu calibrando

Ao ler o manual de um Ford Fiesta, vi que ele indica pressões bem distantes para os pneus da frente (33 libras) e de trás (26). Por que essa diferença tão grande? – Daniel Petry, Porto Alegre (RS).

A Ford explica que essa diferença é necessária para se chegar à combinação adequada entre conforto e estabilidade para as características desse veículo, além de também buscar um equilíbrio com outros atributos, como ruído e consumo de combustível.

LEIA MAIS:

>> Por que os motores flex grilam quando usam gasolina?

>> Encher o tanque além do clique da bomba pode ser prejudicial?

>> Aprendendo a ouvir o que o seu carro fala

Para compor essa equação, também é levado em consideração o peso distinto entre o eixo dianteiro (que suporta o maior peso do conjunto motor/transmissão) e o traseiro, e até se o modelo é equipado com câmbio manual ou automático.

Apesar de uma parte significativa das marcas manterem calibragens idênticas para os pneus dianteiros e traseiros, não é só a Ford que adota pressões diferentes. A Honda recomenda para o HR-V 32 libras na frente e 30 libras atrás.

Continua após a publicidade

Publicidade