Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Donos de Edge e Fusion sofrem com água no motor. Ford sabia do problema

Entrada de água no motor afeta um lote de motores de Edge e Fusion em todo o mundo e, sabendo do problema, Ford ainda cobrou clientes

Por Waldez Amorim
Atualizado em 20 dez 2021, 19h21 - Publicado em 20 dez 2021, 12h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • São inúmeros os benefícios ao utilizar o mesmo motor em vários modelos vendidos em diferentes partes do mundo, como ocorre com propulsor 2.0 EcoBoost de 248 cavalos, utilizado no Brasil pelo Edge, Fusion, Bronco Sport e, futuramente, a nova Maverick.

    Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

    Mas no caso do lote 910, identificado por uma etiqueta localizada próximo ao reservatório do líquido de arrefecimento, na lateral da tampa do cabeçote do motor, o problema é que os veículos fundem o 2.0 com quilometragens variadas — problema corrente no Brasil e no mundo. Ou seja, a falha pode ocorrer com veículos pouco ou muito rodados, como revela os membros do grupo de WhatsApp com mais de 50 participantes que relatam problemas com o motor. 

    Entre os proprietários está o engenheiro e administrador de empresas Marcelo Roberto de Araújo, de Ponta Grossa (PR), dono de um Fusion SEL 2.0 EcoBoost 2018. “Percebi a falha ao notar uma fumaça branca que saía do escapamento, seguida da perda de potência do veículo com redução no nível do líquido de arrefecimento presente no reservatório. 

    Image
    Marcelo Araújo foi cobrado R$ 32.000 pela troca do motor de seu Fusion: “não deram justificativa” (Marcelo Araújo/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Na concessionária me apresentaram o orçamento de R$ 32 mil pela substituição completa do motor sem nenhuma justificativa,” conta Marcelo. Não obter uma solução por parte das concessionárias é comum, como relata o representante comercial Nadjamy Amarante, de João Pessoa (PB), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2017. “Meu carro está parado na concessionária desde o dia 11 de novembro e preciso dele para trabalhar. Simplesmente pedem para esperar mas não me dizem nada do que está acontecendo,” conta Nadjamy. 

    Traseira perdeu o friso cromado que ligava as duas lanternas
    Fusion é o principal afetado pelo problema no Brasil (Divulgação/Ford)

    Na rede de concessionárias Ford o problema é conhecido, como revela o Boletim Técnico de Serviço 20-2066, distribuído para as concessionárias brasileiras em 10 de junho do ano passado e em 19 de dezembro de 2019 para as concessionárias norte-americanas.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    No informativo, a montadora alerta para o problema que “alguns veículos Edge 2015-2018 e Fusion/Escape/Kuga 2017-2019, equipados com motor 2.0L EcoBoost, podem apresentar baixo nível de líquido de arrefecimento, fumaça branca pelo escape e/ou condição de funcionamento irregular com ou sem luz de advertência de mau funcionamento (MIL) acesa”. 

    Como solução para a falha, recomenda-se seguir “as etapas do procedimento de serviço para substituir o conjunto do motor completo”, diz o boletim. Para entender a causa do problema, consultamos o engenheiro mecânico, mecatrônico e perito judicial André Antônio Dantas, de São Paulo (SP), que alerta para a falha de fabricação.

    Identificação do lote 910, alvo do problema ao redor do mundo
    Identificação do lote 910, alvo do problema ao redor do mundo (Marcelo Araújo/Quatro Rodas)

    O problema com os motores Ecoboost do lote 910 são de falhas de fabricação, uma vez que há a mesma reclamação em todos os mercados onde é comercializado. Até onde se observam os relatos, houve uma modificação nos canais de arrefecimento do bloco situados entre os cilindros, o que deixou as paredes frágeis, gerando trincas e permitindo que o fluido de arrefecimento vaze para dentro dos cilindros, causando falhas de funcionamento e de arrefecimento que podem levar à quebra do motor,” explica André.

    Continua após a publicidade
    Danos na junta do cabeçote são os prováveis culpados da entrada de água no cilindro
    Danos no bloco do motor são os prováveis culpados da entrada de água no cilindro (Marcelo Araújo/Quatro Rodas)

    Questionada sobre a falha, a Ford disse que, após análise de cada um dos casos, haverá contato com os proprietários em busca de solução. Resposta da Ford na íntegra:

    “Após a análise de cada caso, identificamos os chassis correspondentes. Nosso time de pós-vendas entrará em contato com os clientes para solução do tema.”

    O povo reclama

    “Após voltar de uma viagem percebi o carro soltando muita fumaça pelo escapamento e com a luz da injeção acesa. Ao levar o carro para a concessionária me passaram o diagnóstico da água do arrefecimento no segundo cilindro e que seria necessário a troca do conjunto completo do motor”. Edinei Pereira, empresário, Curitiba (PR), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2017.

    Continua após a publicidade

    “A água do líquido de arrefecimento estava sumindo e quando o motor estava frio eu percebia uma grande quantidade de fumaça branca saindo pelo escapamento. Ao apresentar todas as evidências do problema encontrado no lote 910, eles decidiram trocar o motor. No total, fiquei 40 dias sem carro para o problema ser resolvido. ”Maurício Souza da Silva, médico, Rio de Janeiro (RJ), dono de um Fusion Titanium 2.0 EcoBoost 2018.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa
    A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.