Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Donos de Chevrolet Tracker relatam casos de falhas graves nos freios

Donos de Chevrolet Tracker reclamam da falta de eficiência e de problemas com o sistema de freios que equipa o SUV

Por Waldez Carmo Amorim
15 ago 2023, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Donos de Chevrolet Tracker andam ressabiados com os freios de seus SUVs. O advogado Névio Pegoraro, de Sinop (MT), dono de um Tracker Premier 1.2 2022, descreve bem a sensação. “Ocorre quando preciso retornar para a faixa depois de realizar uma ultrapassagem”, conta. Segundo ele, a desaceleração, na volta à faixa, não é suficiente para concluir a manobra com segurança. “Por duas vezes, tive de ir para o acostamento para não bater na traseira do outro veículo”, explica.

    Situação semelhante viveu o técnico de informática Leandro Boldrini, de Curitiba (PR), dono de um Tracker Premier 1.2 2022. “Em uma viagem, com minha esposa e meu filho, estava chovendo e eu quase entrei na traseira de um caminhão”, conta. “O carro simplesmente não freia, é preciso fazer uma pressão absurda nos freios”, diz Leandro, que declarou a intenção de realizar melhorias nos freios do seu carro, em uma oficina independente.

    Chevrolet Tracker, o SUV campeão de vendas no Brasil.
    Chevrolet Tracker, o SUV campeão de vendas no Brasil. (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    As queixas dos motoristas não são apenas em relação às respostas do sistema de freios, mas também no que diz respeito aos ruídos, o que também é fonte de preocupação. “Levei meu carro mais de quatro vezes à concessionária para resolverem o problema com as lonas, mas eles apenas fazem ajustes”, afirma o analista de vendas Jonatas Franzini Marciano, de Vinhedo (SP), dono de um Tracker 1.0 turbo LT 2021, que nunca conseguiu consertar o barulho nos freios traseiros do carro.

    Continua após a publicidade

    No comunicado que a montadora emitiu em 8 de abril de 2022, a IT-013G-22, Freio traseiro – Auxílio ao diagnóstico, é recomendada a substituição do tambor de freio, nos casos de reclamação de ruído ao acionar o freio de serviço levemente nos Tracker e Onix 2020 a 2022 dos chassis final LG100299 até NG159365 e modelos 2021 a 2022 dos chassis final LB900022 até NB129554.

    A GM diz que não existem registros de atendimento dos motoristas citados nesta reportagem, em sua central de relacionamento com os clientes Chevrolet. A exceção é o Jonatas Franzini Marciano, que foi atendido e seu carro estava em perfeitas condições de uso.

    O Povo Reclama

    “Meu carro com 37.000 quilômetros rodados ficou sem freio durante uma viagem e, quando levei ao mecânico, as lonas haviam acabado.”

    Continua após a publicidade

    Luiz Carlos Siqueira, aposentado, Curitiba (PR), dono de um Tracker 1.0 turbo 2022

    “Não sei precisar quantas vezes ocorreu, mas tem momentos em que parece que o freio some. Algumas vezes eu pisei no freio e ele parece fraco, parece que o carro não vai parar.”

    André Luís Santos Neves, oficial estadual de trânsito, Ourinhos (SP), dono de um Tracker 1.0 turbo 2022

    Continua após a publicidade

    “Troquei as pastilhas com 24.000 quilômetros e já estavam ferro com ferro. Agora, com 31.000 quilômetros, já estão ruins.

    Jhonatan Henrique da Silva, programador, Jaraguá do Sul (SC), dono de um Tracker Premier 1.2 2021

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.