Denatran quer padronizar sistemas autônomos em carros nacionais
A tecnologia pode ajudar a reduzir as mortes no trânsito e o Denatran começa a estudar sistemas autônomos de segurança para tornar os carros mais seguros
A Organização das Nações Unidas delegou uma missão crítica ao Brasil que pode salvar milhares de vidas, em caso de sucesso. Ela não envolve guerras ou algum destacamento dos Capacetes Azuis, mas outro exército, formado por “patentes” como AEB, LKAS, ACC e ESS, cada vez mais confusas e presentes nos carros.
Estamos falando de sistemas avançados de assistência ao motorista (Adas), que agem para automatizar medidas outrora exclusivas ao motorista, como frenagem e esterçamento.
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Esses Requisitos Inovadores, como são chamados pelo Denatran, compõem um dos três pilares da resolução da ONU, que pretende reduzir pela metade as mortes no trânsito entre 2018 e 2028, também com melhorias na infraestrutura viária e educação do condutor.
Com base nos dados de 2018, seriam 16.327 vidas poupadas anualmente apenas no Brasil, com participação indispensável dos Adas. Uma revolução semelhante à ocorrida na aviação comercial, que pulverizou seus acidentes com automação responsável.
Esses sistemas integram o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito e eventualmente se tornarão obrigatórios, mas ainda sofrem com problemas tão básicos quanto as confusas nomenclaturas, que dificultam a compreensão exata do quem-faz-o-quê.
Já temos grupos de estudo dedicados a itens como frenagem autônoma de emergência (AEB), controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e sistema de alerta de evasão de faixa (LDWS).
Trabalhos globais também já buscam padronizá-los como os símbolos do quadro de instrumentos. Enquanto isso, porém, QUATRO RODAS ajuda a decifrar essa sopa de letrinhas e antever o que seu carro do futuro poderá fazer. Mas vale lembrar: nada substitui uma leitura atenta do Manual do Proprietário.
Anjos digitais
Conheça os dispositivos, e suas siglas confusas, que podem ajudá-lo nas horas de perigo
Park Assist
Os nada novos sensores de estacionamento podem ser usados para que o carro tome noção do espaço ao seu redor e, em tempo real, calcule movimentos necessários para estacionar. Com processadores mais potentes que também interpretam imagens de câmeras, é possível ter um valete automático à disposição, capaz de tirar o carro da vaga e levá-lo até o dono através de ordem via smartphone, em total segurança para todos.
Assistente de O carro gira o volante, enquanto |
Assistente de |
Entrada e saída |
Velocidade de Cruzeiro
Um dos sistemas mais comuns, o controle de cruzeiro simplesmente controla aceleração e frenagem para manter o carro na velocidade desejada. Com uso de radares, câmeras e sensores, é possível que o veículo adapte sua velocidade em tempo real, quando a ordem do motorista for incompatível com as condições da pista.
Controle |
Controle |
ACC com |
ACC com |
Adaptação |
Direção
No sistema mais complexo de todos, sensores, radares e câmeras alimentam uma potente inteligência artificial, que interpreta o ambiente e atua sobre o carro para mantê-lo em rota e seguro em relação a veículos, pedestres e obstáculos na via.
Aviso de afastament |
Centralizador |
Assistente de permanência |
Colisão
Câmeras, sensores ultrassônicos e radares são incessantemente analisados pelos computadores do carro. Quando um obstáculo que se aproxima em alta velocidade é detectado, alertas e outras ações são realizadas conforme o grau de evolução do sistema.
Alerta de |
Frenagem autônoma |
AEB + esterçamento |
Comando automático |