Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Correio Técnico: por que sedãs e cupês não têm limpador traseiro?

Já se perguntou por que representantes destes segmentos não contam com o limpador de para-brisa traseiro? Encontramos a resposta

Por Leonardo Barboza Atualizado em 3 jan 2022, 09h58 - Publicado em 10 ago 2020, 07h30
A sujeira acumula mais em hatches e SUVs
A sujeira acumula mais em hatches e SUVs Divulgação/Mercedes-Benz

Por que cupês e sedãs dispensam o uso do limpador traseiro? Por Maurício Silveira Leite, de Cotia (SP)

De acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil, o uso do limpador e lavador do vidro traseiro é dispensado em veículos sedãs e cupês devido à forma aerodinâmica da carroceria.

Quando olhamos em um túnel de vento os efeitos aerodinâmicos em um veículo e suas linhas de contorno em volta da camada limite de escoamento de ar em seu redor, observamos que nos sedãs e nos cupês, a camada limite segue colada à superfície do veículo sem turbulência.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

A área de encontro do ar nos modelos sedãs e cupês, que vem de todos os lados, forma uma zona de baixa pressão que arrasta este ar mais sujo de baixo, misturando com o que vem por cima e pelos lados, gerando uma aspersão dessa mistura com maior arrasto de sujeira, deixando o vidro traseiro limpo e seco.

Continua após a publicidade

Essa explicação também costuma se aplicar aos SUVs cupês. Contudo, o Volkswagen Nivus não dispensa o limpador traseiro.

Para o novo SUV cupê compacto nacional, a explicação é a mesma que se aplica aos hatches e SUVs.

A área de encontro do ar que vem de todos os lados, na zona de baixa pressão, mais turbulenta, ocorre de forma mais abrupta na região do vidro traseiro, que rapidamente e comumente deixa o vidro sujo, dificultando assim a visibilidade do motorista.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Edição SUV Cupê, SUV ou Sedã?

 

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês