Por que os projetos de picapes e SUVs possuem tração na traseira? – Paulo César Magalhães Pereira, Nova Iguaçu (RJ)
Porque muitos desses veículos usam o sistema de eixo rígido na traseira, solução mais robusta e que permite uma distribuição de peso mais uniforme, ideal para esse tipo de utilização, seja transporte de carga ou uso em off-road.
As picapes também levam a maior parte da carga na traseira, fazendo com que tenha mais massa justamente sobre o eixo de tração, aumentando a aderência quando estiver carregado, especialmente em subidas.
SUVs com suspensão traseira independente, em vez de eixo rígido, e/ou dotados de 4×4, também priorizam a tração traseira pelo mesmo motivo.
O lado negativo desse conceito é a perda de espaço na cabine, especialmente no banco traseiro, por conta do túnel central elevado para abrir espaço ao cardã.
Por demanda
Em modelos mais leves ou com propostas menos rústicas, o processo é inverso, e a base é a de um veículo de tração dianteira que passa a adotar a propulsão nas quatro rodas.
A grande maioria desses modelos, como Jeep Renegade, Fiat Toro e Chevrolet Equinox, adotam um diferencial traseiro sob demanda.
Nesse sistema, a força do motor só é enviada às rodas posteriores quando as dianteiras estão sem aderência, e essa transferência dificilmente ultrapassa os 50%.
Isso permite o uso de um diferencial traseiro menor, mais barato e que ocupa menos espaço sob o assoalho, permitindo um bom volume de porta-malas.
A linha Audi quattro ultra vai além, e é capaz de desconectar o diferencial traseiro e cardã do trem de força, melhorando a eficiência energética.
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