Auto-serviço

Correio técnico: pneus normais exigem cuidado especial no frio extremo?

Os pneus para inverno são feitos especificamente para temperaturas baixas (Divulgação/Land Rover)

No Brasil, o clima mais ameno não exige o uso dos pneus de inverno. Mas que cuidados os motoristas brasileiros devem ter com os pneus convencionais em temperaturas negativas? – Carlos Bonandim, Brasília (DF)

Basicamente os mesmos que devem ser tomados em qualquer outro clima. Isso inclui a verificação constante do desgaste, manter o carro sempre alinhado e balanceado e fazer a checagem da pressão dos pneus (a frio) toda semana.

Ao contrário dos pneus de verão, como os nossos, os do tipo “toda estação” e de inverno possuem uma banda desenhada para oferecer mais tração em pisos de baixa aderência, sobretudo em neve ou gelo, além de uma borracha projetada para tolerar melhor temperaturas negativas.

“Se colocássemos um pneu de neve para rodar no Brasil, o desgaste seria prematuro, pois os nossos invernos, por mais rigorosos que sejam, acabam recebendo uma forte incidência de calor durante o dia”, explica Felipe Zacarias, piloto de testes da Goodyear.

Além disso, em países onde o pneu de inverno é obrigatório, os motoristas precisam arcar com o custo da mudança e ainda ter um espaço adequado para armazenar as unidades que não estão em uso.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Você ainda não tem acesso a esta marca. Clique no botão da oferta abaixo para assinar

QUATRO RODAS DIGITAL

Apenas R$ 4,90/mês

Testes, comparativos, dicas imperdíveis, serviços e muita informação exclusiva. Não troque seu carro hoje! Aproveite a Black Friday de Quatro Rodas antes.

Digital + Impresso

Acesso ilimitado ao site, com reportagens da revista e conteúdo exclusivo online + app com a edição digital para celular e tablet + edição impressa

Apenas R$ 8,90 /mês

Acesse quando e onde quiser. Cancele a qualquer momento.