Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Teto diferentão? Entenda o que é um carro targa

Tipo de conversível com teto parcialmente removível ganhou fama pela Porsche

Por Da Redação
Atualizado em 26 nov 2023, 19h46 - Publicado em 30 out 2017, 15h13
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Porsche
    Nome targa foi criado pela Porsche, mas outras marcas já haviam lançado conversíveis assim antes (Porsche/Divulgação)
    O que é um automóvel targa?

    Heitor Pizzoluto, São Paulo (SP)

    Publicidade

    Um veículo targa é um tipo específico de conversível, que tem parte do teto (geralmente rígido) removível, deixando à mostra uma estrutura traseira, a roll bar, que funciona como barra contra capotamentos. Normalmente, a vigia traseira é fixa e feita de vidro.

    Publicidade

    É comum confundir os targa com os conversíveis (ou cabriolets) e os roadsters.

    Continua após a publicidade

    O conversível/cabriolet é qualquer veículo de carroceria aberta, sem teto fixo (ou seja, roadsters e targas em teoria são todos conversíveis). Na prática, hoje utiliza-se o termo em modelos com mais de dois lugares.

    Publicidade
    911 Targa
    Nova geração do 911 Targa foi lançada em 2016 (Porsche/Divulgação)

    Já o roadster é um tipo específico de conversível. Ele deve ser compacto, ter apenas dois lugares, capô longo e comportamento mais esportivo. O termo é utilizado inclusive para carros sem nenhum teto. E há marcas que os chamam de spyder. 

    O carro targa, por fim, se diferencia principalmente pelo arco estrutural na coluna B e a vigia traseira fixa. Mas não são todos os fabricantes que adotam tal designação.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    No passado, o primeiro modelo a receber esta nomenclatura foi o Porsche 911 Targa, em 1966. Antes disso, porém, outros modelos já haviam sido lançados nesta configuração de carroceria.

    O Fiat 1.200 teve uma série limitada apresentada em 1957, que levava a assinatura de Giovanni Michelotti, famoso designer de veículos esportivos produzidos entre as décadas de 1960 e 1970.

    Publicidade
    F355
    A F355, uma das Ferrari mais famosas de todos os tempos, teve sua versão targa (Ferrari/Divulgação)

    Outra criação do italiano, o Triumph TR4 seguia este tipo de configuração, assim como o Saab Catherina 1964 e o Toyota Sports 800 1965.

    O nome targa veio da Targa Florio, a famosa prova disputada nas ruas da Sicília na qual a marca alemã acumulou 11 vitórias entre os anos de 1906 a 1977.

    Publicidade

    Além do Porsche 911 Targa, que é vendido até hoje, outros modelos já aderiram ao estilo, como Ferrari F355 GTS (abaixo), Lotus Elise S1, Toyota MR2 e Smart Roadster.

    No Brasil, dois modelos fora de série se destacaram: o Dardo F-1.3, clone do Fiat X 1/9, foi apresentado no Salão do Automóvel de 1978 com um belo design e motor de Fiat 147 Rallye em posição central.

    Na década seguinte, foi a vez do Miura (um dos mais famosos esportivos fora de série nacionais) ter sua versão Targa de 1982 a 1988.

    Dardo F-1.3
    O teto removível era só um dos charmes do Dardo F-1.3 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.