Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: O que acontece se um carro automático vai para trás em D?

Comportamento do carro quando ele anda "ao contrário" depende do tipo de câmbio que ele usa

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 30 out 2019, 07h00 - Publicado em 30 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Renault Koleos Descida Auotomático
    Deixar o carro descer ladeira abaixo quando estiver em Drive não é recomendável (Divulgação/Renault)

    O que acontece quando um veículo com câmbio automático vai para trás em Drive, como em uma ladeira íngreme? – Thiago Lopes, São Paulo (SP)

    Geralmente nada. Nesse tipo de transmissão, as diferenças de rotação entre motor e câmbio são compensadas pelo próprio conversor de torque.

    A arquitetura do engrenamento planetário e o conversor de torque permitem que o veículo, quando em D, desça a ladeira íngreme sem complicações críticas à transmissão.

    Se a velocidade for elevada, porém, alguns carros podem desligar automaticamente o motor para evitar danos no conjunto. Em subidas leves, muitos veículos automáticos são capazes de ficar parados em Drive usando apenas a força do motor. Mas não é recomendável fazer isso para evitar superaquecimento do conversor de torque.

    Pelo mesmo motivo, em manobras de ré (ou vice-versa) é recomendado parar completamente o carro usando somente o freio para só depois mover a alavanca de câmbio para inverter a marcha.

    Continua após a publicidade

    Embreagem muda a história

    Smart ForTwo Ladeira Drive
    Carros automatizados de uma ou duas embreagens “se protegem” de abusos do motorista (Fernando Moraes/Quatro Rodas)

    Veículos com a caixa automatizada de uma ou duas embreagens lidam melhor com essa situação, mas são menos resistentes a abusos.

    Quando este tipo de modelo está em Drive em uma ladeira e começa a ir para trás sem que o pedal do acelerador seja acionado, a embreagem fica desacoplada e ele se comporta como se estivesse em neutro.

    Continua após a publicidade

    Isso ajuda a preservar o conjunto, mas se você decidir acionar o acelerador antes de parar o veículo o estrago é maior. Ao contrário do conversor de torque, a embreagem não usa um fluido para transmitir a força do motor ao câmbio.

    Se o carro estiver indo no sentido contrário ao selecionado no câmbio, o disco vai estar girando no sentido contrário ao do platô. Isso aumentará exponencialmente o desgaste da embreagem, além de levar o conjunto ao superaquecimento.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.