Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Correio Técnico: o desenho dos pneus influi na frenagem dos carros?

O mercado conta com vários modelos de pneus, mas será que existe diferença de desempenho e frenagem, seco e molhado, entre pneus com três e quatro sulcos?

Por Leonardo Barboza 28 set 2021, 14h48
Na chuva, os pneus remold têm performance inferior
Será que diferença de sulcos nos pneus gera melhora na frenagem do carro em curvas ou durante chuvas? Paulo Vitale/Quatro Rodas
Existe diferença de desempenho e frenagem, seco e molhado, entre pneus com três e quatro sulcos?

João Vitor, Atibaia (SP)

Nos pneus, os sulcos têm a função de escoar a água para evitar aquaplanagem e também são responsáveis por garantir a aderência em pista molhada nas curvas e frenagens.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

“Muitos consumidores acham que um pneu com maior quantidade de sulcos é o melhor para o seu carro, porém o projeto de construção de um pneu, leva em consideração diversas variáveis e os sulcos são apenas uma delas”, afirma o gerente de assistência técnica da Continental, Rafael Astolfi.

Continental SportContact
Os sulcos ajudam a escoar a água Divulgação/Divulgação

Além disso, não pense que pneus cheios de sulcos teria somente vantagens. Esse excesso causaria um desgaste acelerado e deixaria o produto muito mais barulhento. A melhor opção parece ser um valor intermediário. 

  • Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Continua após a publicidade
    Publicidade