Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: o ar-condicionado puxa a água em alagamentos?

Sistema de ventilação é projetado para lidar com excesso de água, mas até determinados limites

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 Maio 2021, 23h13 - Publicado em 10 out 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Pajero numa pista off-road, na Marginal Pinheiros, patrocinada pela Mitsubishi.
    Mitsubishi Pajero em pista off-road (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    O snorkel evita a ingestão de água pelo motor, mas como é feito para o sistema de ventilação não ser alagado?, leitor Carlos Silveira, Florianópolis (SC)

    Um dreno na tomada de ar permite que a água escorra, mas só se a quantidade de líquido for pequena.

    “Caso entre muita água, como ao cruzar por alagamentos, o próprio ventilador pode ajudar a sugá-la para dentro da cabine”, explica Camilo Adas, conselheiro de tecnologia da SAE Brasil.

    Algumas marcas adicionam persianas formadas por tampas plásticas que se fecham com a própria força da água, e só voltam a abrir quando há somente ar no compartimento para contornar o problema.

    Se a passagem pelo alagamento for inevitável, o ideal é desligar o sistema de ventilação e acionar o comando de recirculação.

    Continua após a publicidade

    Ar puro

    Volkswagen Polo Virtus GTS
    O ar-condicionado automático dos Volkswagen aciona o recirculador quando a ré é acionada (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    Muitos sistemas de ar-condicionado, sobretudo os de modelos de luxo, usam um sensor para analisar a qualidade do ar e, se necessário, acionar o recirculador.

    Entre os fatores que fazem o sistema fechar a ventilação externa estão poluentes emitidos por outros veículos, fumaça ou poeira.

    Continua após a publicidade

    Mais comum é o temporizador do recirculador: ele abre automaticamente a entrada de ar após um determinado período (geralmente de 15 minutos), para permitir a entrada de oxigênio na cabine.

    Apesar do interior de um carro não ser hermeticamente fechado, o índice de oxigênio e gás carbônico se invertem quando o recirculador fica muito tempo fechado. E o excesso de CO2 pode provocar sonolência, desatenção e até ser fatal.

    Por isso alguns modelos, incluindo todos os Volkswagen modernos com ar digital, ligam sozinho o recirculador quando a ré do carro é engatada. Isso evita que o carro sugue os próprios gases poluentes pelo sistema de ar-condicionado.

    Continua após a publicidade

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.