Há diferença na espessura das chapas de metal utilizadas na produção de veículos SUV e caminhonete em relação à de carroceria sedã e hatch? – Helber Batista, São Paulo (sp)
De acordo com Marco Colosio, diretor da SAE Brasil, quando SUVs e caminhonetes pequenas são derivados de hatches ou sedãs, grande parte das chapas de metal que compõe o fechamento da carroceria (que são portas, capô do motor, tampa do porta-malas, para-lamas e teto) possui espessura igual em ambos as carrocerias.
A mudança ocorre em apenas alguns pontos, na maioria próximos ao assoalho do veículo, onde são fixados os componentes da suspensão, que ganham reforços estruturais e chapas de espessura maior.
Isso ocorre devido ao fato de que SUVs e caminhonetes tendem a rodar com mais carga ou em condições mistas de cidade, estrada e fora de estrada, quando passam a exigir mais rigidez da carroceria para evitar torção.
Tem alguma dúvida? Mande sua pergunta para: correiotecnico@quatro-rodas.com.br