Correio técnico: existe um critério universal para definir o que é um SUV?
Em meio a tantos carros diferentes sendo chamados de SUVs, o que parece é que a regra é não ter regra
Existe um critério universal para categorizar SUVs? – Leonardo Ribeiro dos Santos, São Paulo (SP)
Quem responde é o especialista da SAE Brasil, Ronaldo Lopes. De acordo com ele, a princípio não existem regras ou procedimentos. Entretanto, há uma prática comum dentro dos estúdios de design para cada montadora de criar e classificar esse segmento.
É uma referência utilizada para caracterizar a proporção e o tipo de carroceria de todo veículo, a partir de seu nascimento (não somente SUVs), onde é usado como base o diâmetro médio das caixas de rodas para gerar um “círculo”. Essa técnica é usada a partir de um “briefing de marketing” e tem orientado profissionais do mundo todo nas primeiras linhas do automóvel rabiscadas no papel.
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Além disso, existem outros fatores que podem influenciar nas linhas e proporções do produto como ergonomia, aerodinâmica, dirigibilidade e, claro, o aproveitamento de plataformas já existentes de outros segmentos para redução de custos de projeto e fabricação. Conforme a procura pelo segmento cresce, vão surgindo novas propostas de SUVs.
Atualmente, alguns estão inclinando a coluna C mais e mais, quase tornando o veículo em um cupê (BMW X6, MB GLC Coupe etc.), enquanto outros estão fazendo SUVs mais compactos e populares. Mas, ainda assim, por essa proporção, são considerados SUVs.
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