Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: é verdade que motores a diesel não usam velas?

Aspecto único desse tipo de propulsor elimina a necessidade de alguns componentes

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 15h05 - Publicado em 20 dez 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Nos motores a diesel não há vela de ignição, mas sim, incandescente
    Nos motores a diesel não há vela de ignição, mas sim, incandescente (Olivier Cleynen/Wikipedia)

    É verdade que motores a diesel não têm velas de ignição nem sistema de distribuição? Exedo Guedes, itu (SP)

    Publicidade

    Sim, porque esse combustível entra em combustão pela própria compressão exercida pelo cilindro.

    Publicidade

    Mas motores diesel possuem outro tipo de vela, chamada de incandescente.

    Ela serve para aquecer a câmara (ou pré-câmara, nos veículos que usam esse recurso) de combustão e pode chegar aos 800 ºC para facilitar a partida e funcionamento do motor quando ele estiver frio.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Outro item de que motores a diesel não precisam é a borboleta de aceleração. Em vez de restringir a entrada de ar, esses propulsores controlam a velocidade de giro alterando o fluxo de combustível enviado para a câmara de combustão.

    Sem controle

    Se um motor a diesel moderno disparar, não tem muito o que fazer sem estragar o carro
    Se um motor a diesel moderno disparar, não tem muito o que fazer sem estragar o carro (Divulgação/Ram)

    Essa característica, aliás, faz com que motores a diesel com manutenção inadequada podem simplesmente acelerar sem controle.

    Publicidade

    Isso acontece quando há entrada de óleo na câmara de combustão, normalmente ocasionada por falha nos anéis de vedação na turbina ou pistões.

    Continua após a publicidade

    Ao entrar no cilindro, o lubrificante se mistura com o ar comprimido e entra em ignição por compressão, como o diesel. O problema é que, quando não há borboleta, o motor entra em um ciclo que ele se autoalimenta, o que faz o conjunto “disparar”.

    Publicidade

    Modelos modernos possuem mecanismos de proteção na admissão e injeção de combustível para impedir isso, mas caso um motor diesel dispare, pouco há a ser feito. Uma alternativa é bloquear a admissão com algum anteparo rígido, para impedir a entrada de ar.

    Outro método, mais drástico, é encostar a dianteira do carro em uma parede firme, engatar uma marcha e soltar gradualmente o freio. Esse processo, no entanto, pode ocasionar danos severos no motor, transmissão e, claro, carroceria.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.