Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Correio técnico: carros elétricos também têm freios hidráulicos?

Nos elétricos há também os freios hidráulicos, mas é o mecanismo regenerativo que entra em ação primeiro

Por Leonardo Barboza 22 dez 2020, 08h31
208
Freios atuam de diferentes formas nos carros elétricos Fernando Pires/Quatro Rodas

Nos carros elétricos, os freios também são hidráulicos? – Fábio Natividade, São Paulo (SP)

Assim como os veículos equipados com motores de combustão interna, os elétricos permanecem com o circuito de freio hidráulico, graças a uma bomba de vácuo, mas contam também com o freio regenerativo.

Regenerativo, pois é o próprio motor elétrico que inverte sua atuação e passa a gerar resistência ao movimento ao mesmo tempo que atua como um dínamo, um gerador, revertendo a energia cinética em energia elétrica que é armazenada na bateria do veículo.

Segundo a engenheira Sílvia Lonbriller, conselheira da SAE Brasil, que é especialista em freios, prioritariamente o freio regenerativo irá funcionar e o sistema eletrônico monitora se será necessário o complemento do freio hidráulico para acionar o sistema de fricção nas rodas.

Também por isso, os freios hidráulicos de carros elétricos têm desgaste muito baixo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas edição de dezembro 740
Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Publicidade