Cesar Luiz Holtman, Mato Grosso do Sul
Como em qualquer instrumento de medição, pode haver erro, sim. Mas, em condições normais de funcionamento, essa diferença não deve ser substancial. Segundo a Volkswagen do Brasil, o computador de bordo dos carros calcula o consumo médio de acordo com os últimos deslocamentos do veículo.
Contudo, não vale como regra. Em nossa experiência já percebemos uma grande disparidade entre as médias de computador de bordo e as apresentadas por equipamento de medição medição de consumo (PLU) em determinados modelos ou em carros de determinadas marcas.
A dica é comparar o cálculo do computador de bordo do carro com a média de consumo obtida entre os abastecimentos para ter noção da margem de erro.
E o consumo pode variar em função de diversos fatores como: diferença de qualidade do combustível entre um abastecimento e outro, e condições de rodagem (inclinação do terreno, altitude, umidade, temperatura, condições de trânsito e comportamento do condutor). Ou seja, a comparação de médias apuradas considerando períodos e situações diferentes pode não ser efetiva.
A medição é feita por meio da contagem dos pulsos dos bicos injetores, da posição do acelerador, da rotação do motor e da pressão no coletor de admissão.
Com esses dados, o computador consegue mensurar quanto combustível está sendo gasto e qual a distância percorrida. Depois, é só fazer as contas e apresentar o número no display.
O dado do consumo médio também ajuda a determinar o alcance restante. É por isso que quando você dirige na estrada, em velocidade mais constante, a autonomia tende a aumentar mesmo com a diminuição da quantidade de combustível no tanque.