Clique e assine por apenas 8,90/mês

Como o computador de bordo calcula o consumo de combustível?

O cálculo é complicado - mas o computador faz tudo isso para você

Por Redação - Atualizado em 29 Maio 2018, 20h24 - Publicado em 21 mar 2016, 13h53

Computador de bordo do CR-V EXL

Como o computador de bordo calcula a quantidade de combustível no tanque do veículo? E como ele calcula os consumos instantâneo e total? – Edson Hackmam, Indaiatuba (SP).

O computador do veículo mede a quantidade de combustível da mesma maneira que o marcador convencional, através de um boia dentro do tanque. O que muda apenas é que esse dado é apresentado num visor, em vez do mostrador com ponteiros.

Já o consumo é mais complicado, tanto o médio como o instantâneo. A medição é feita por meio da contagem dos pulsos dos bicos injetores, da posição do acelerador, da rotação do motor e da pressão no coletor de admissão.

Continua após a publicidade

Com esses dados, o computador consegue mensurar quanto combustível está sendo gasto e qual a distância percorrida. Depois, é só fazer as contas e apresentar o número no display.

O dado do consumo médio também ajuda a determinar o alcance restante. É por isso que quando você dirige na estrada, em velocidade mais constante, o alcance tende a aumentar mesmo com a diminuição da quantidade de combustível no tanque.

Publicidade