Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como funcionam os óleos de motor específicos para carros híbridos?

A Vibra, ex-BR, desenvolveu óleos lubrificantes específicos para motores térmicos em veículos híbridos

Por Eduardo Passos
7 fev 2024, 15h28
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A vida de quem tem um carro híbrido costuma ser mais fácil: idas ao posto são mais raras, a dirigibilidade é melhorada e os gastos com manutenção tendem a ser menores. Problema dos fabricantes de lubrificantes, que precisam entregar produtos adequados ao uso do motor a combustão – que em um híbrido funciona de modo particular.

    Publicidade

    Em um híbrido, o propulsor térmico passa mais tempo parado, uma vez que o elétrico assume as tarefas. A participação dos motores depende do funcionamento de cada sistema. Se o carro for híbrido plug-in, o térmico pode passar longos períodos em repouso. Mas, seja lá como for, quando acionado, o motor convencional roda mais tempo fora da temperatura ideal, situação em que a lubrificação é prejudicada.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Junte-se a isso, o fato de que o óleo demora mais a atingir principalmente as partes altas do motor. E, também, que as temperaturas menores reduzem a evaporação da água que se acumula dentro do motor, aumentando a oxidação das peças e do próprio lubrificante.

    De olho nisso, a Vibra (ex-BR Distribuidora)apresentou dois novos lubrificantes da linha Lubrax, cuja principal característica é a pouca viscosidade em baixas temperaturas. Os Supera Premium 0W-20 e 5W-30 utilizam aditivos que consideram até a possível interação eletromagnética do conjunto. Outras preocupações incluem as partidas do propulsor com o veículo em movimento que podem desgastar componentes mecânicos, e também o liga e desliga promovido pelos sistemas start-stop.

    Publicidade

    Receita caseira

    Continua após a publicidade

    Distribuidora considerou peculiaridades para criar lubrificantes adaptados aos desafios que um híbrido enfrenta no nosso país

    Publicidade

     

    Publicidade
    Motor
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Adversidades

    Publicidade

    Quando trabalha em conjunto a um elétrico, o motor a combustão passa a funcionar em modo de uso considerado severo, fora das condições ideais de trabalho. Nesse regime, o lubrificante tem o desafio de cumprir suas funções e resistir à alteração de suas características químicas originais, como em um veículo convencional.

     

    Publicidade
    Motor Elétrico
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    Sem reações

    Não é pouca energia que circula entre as baterias e os motores elétricos do carro, e o campo eletromagnético resultante pode causar interações indesejadas. Assim, os novos óleos para híbridos precisam resistir melhor à oxidação e utilizar aditivos cuja polaridade não favoreça a circulação de corrente, entre outras propriedades.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Pack Supera
    (Divulgação/Quatro Rodas)

    CONFIRA O MANUAL

    Continua após a publicidade

    Novos óleos da família Lubrax foram desenvolvidos tendo como referência modelos híbridos das marcas Chevrolet e Ford, mas, segundo a Vibra, são capazes de atender a outros tipos de carros e de fábricas (desde que o manual permita o uso de suas especificações)

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.