Aparecida Neusa, Salvador (BA)
Quem responde, desta vez, é a fabricante de filtros Wega. Segundo a empresa, é necessário que as baterias utilizadas nos elétricos e híbridos trabalhem em uma faixa de temperatura determinada pelo fabricante do veículo. Portanto, é importante observar a manutenção correta dos filtros.
Eles são especialmente importantes em carros com a bateria arrefecida a ar. Hoje isso é mais raro entre os elétricos, tendo o Nissan Leaf como representante dos sem arrefecimento líquido, mas é comum entre os híbridos. Os Toyota Prius, Corolla e Corolla Cross, por exemplo, fazem a troca do ar que esfria a bateria com a cabine, por meio de uma ventilação por baixo do banco traseiro.
Tomando os Toyota como exemplo, Prius, RAV4 e Corolla Hybrid têm o filtro de ar da bateria trocado a cada revisão. No Corolla Cross, é feita a limpeza a cada 10.000 km e a troca a cada 30.000 km.
O sistema de refrigeração e o controle da temperatura podem influenciar no processo de degradação da bateria. As montadoras estimam a vida útil da bateria em cerca de oito a dez anos.