Para quem compra um sedã médio novo, faz toda diferença estar ao volante de um carro silencioso. Mas não é o que tem acontecido com uma parcela de proprietários do Renault Fluence, que reclamam de estalos metálicos perto do cinto de segurança. O dentista Sérgio Barbosa, de Jundiaí (SP), é um deles. Dono de um Dynamique 2011, ele explica que na revisão dos 10 000 km chegou a avisar os técnicos da concessionária sobre os ruídos que vinham da coluna central. “Fui orientado a esperar antes de eles fazerem o conserto, pois havia outro carro com o mesmo problema à espera de reparos havia mais de dez dias.”
Segundo informações de um mecânico de uma concessionária Renault que não quer se identificar, a causa do problema estaria na junção da coluna central com o assoalho do veículo. “Como essas duas peças não foram soldadas corretamente, as chapas de metal se movimentam e tocam uma na outra, produzindo o estalo”, diz o funcionário.
Sérgio ouviu da autorizada a mesma explicação. “Os técnicos me disseram que é uma falha de fábrica na solda na coluna. Para consertarem, o carro seria desmontado por dentro, soldado, repintado e depois remontado. E nem me ofereceram um veículo reserva para os dez dias que eu ficaria sem o carro.”
Ficar mais de uma semana sem o próprio automóvel é uma situação comum para quem tenta eliminar os estalos, como ocorreu com o administrador de empresas Patrick Kuhnen de Mattos, de Curitiba (PR), dono de um Dynamique 2012. “Já fiquei sem meu Fluence duas vezes só para descobrirem a causa de um barulho que o acompanha desde os 800 km e que aparece até no asfalto mais liso”, afirma ele.
Nem o conserto feito nas concessionárias tranquiliza os donos, como relata o Marcelo Baggio Neia, também de Curitiba, dono de outro Fluence Dynamique 2012. “Esse é meu segundo Fluence. O primeiro também apresentou a falha na estrutura, que desistiram de consertar. A revenda até me comprou o carro de volta. Somando as 12 vezes que eu o levei à autorizada, fiquei mais de 30 dias a pé”, diz ele.
O POVO RECLAMA
“Pediram 15 dias para acabar com o barulho nas colunas do carro. E na concessionária havia um modelo idêntico com o mesmo defeito sendo reparado.”
Ronaldo Santalucia, empresário, São José dos Campos (SP)
“Agora estou receoso de que exista um problema mais sério no carro além dos estalos.”
Jeroflin Agner, comerciante, Curitiba (PR)
RESPOSTA
A Renault afirma que, de quatro casos recebidos, três deles ainda estão em análise e que em um deles o problema de ruído já foi solucionado.
CONTE-NOS SEU PROBLEMA
Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br