Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: problema no ar-condicionado do Kia Sportage

Proprietários do Kia Sportage relatam defeito no ar-condicionado e a demora da chegada das peças, que pode levar até 90 dias

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h34 - Publicado em 7 fev 2017, 18h15
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Verão é uma época do ano aguardada por muita gente no Brasil. Exceto para uma parcela de donos de Kia Sportage que sofre com a quebra do ar-condicionado.

    Não bastasse o sufoco que passam em dias quentes, quase todos reclamam do tempo em que o carro fica parado na oficina. Foi o que ocorreu com o engenheiro João Guilherme Cabrera, de São Caetano do Sul (SP). “Há três anos, paguei mais de R$ 100.000 por um veículo cujo ar-condicionado ficou sem gelar por mais de um ano”, diz o proprietário de um Sportage 2013. “Numa das vezes, foram quase 50 dias aguardando a chegada do compressor. Quando achei que estava resolvido, a autorizada errou ao ligar os fios da câmera de ré, que deixou de funcionar.”

    Para evitar essa demora, algumas concessionárias fazem até uma espécie de transplante. “Chegaram a tirar peças de um veículo zero-quilômetro para fazer o conserto. No total, em um ano e meio em que fiquei com meu Sportage 2013, o ar não funcionou por quase três meses”, conta o consultor técnico Janderson Luiz Pereira, de Florianópolis (SC).

    Às vezes, o defeito vem em dose dupla, como relembra o advogado Fernando Corrêa, de Belo Horizonte (MG), dono de um Sportage 2014. “Na primeira vez, a concessionária pediu 15 dias úteis para fazer o reparo. No fim, demorou 60 dias para a peça vir da Coreia. Mas o pior estava por vir: um dia após a troca, o compressor queimou de novo e tive de aguardar mais 30 dias. Depois de 90 dias sem ar-condicionado, perdi a confiança e preferi vender o carro.”

    Na rede autorizada da Kia, o período de 15 dias úteis para a chegada de um novo compressor parece ser o padrão, segundo uma pesquisa que fizemos em concessionárias de Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.

    Continua após a publicidade

    Consultada sobre o caso, a Kia Motors do Brasil respondeu apenas que sete proprietários ouvidos pela nossa reportagem já tiveram seus veí­culos reparados pela marca.

     

    O POVO RECLAMA

    “Já fiquei mais de 50 dias sem o carro e não resolveram o problema com o ar-condicionado.” João Guilherme Cabrera, engenheiro, São Caetano do Sul (SP), dono de um Sportage 2013.

    “Em um ano e meio, foram quase três meses sem usar o ar-condicionado por causa de diversos problemas.” Janderson Luiz Pereira, consultor técnico, Florianópolis (SC), Sportage 2013

    Continua após a publicidade

    “Depois que trocarem o compressor, a peça queimou novamente.” Fernando Corrêa, advogado, Belo Horizonte (MG), Sportage 2014

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.