Vicente Soares, Fortaleza (CE)
É importante ressaltar que o resultado pode variar em razão do fabricante do airbag, do veículo, das características do acidente (velocidade, local, veículos envolvidos, condições climáticas etc.).
Mas, de acordo com o especialista Gustavo Henrique Ducatti, diretor da ZF América do Sul, em geral, os airbags de cortina permanecerão cheios, protegendo a região da cabeça do ocupante em relação ao primeiro impacto e contra eventuais impactos secundários adicionais, por exemplo, em uma situação de capotamento.
Os demais airbags que eventualmente dispararem neste caso de capotamento (airbags laterais, frontal do motorista ou frontal do passageiro do banco dianteiro) se esvaziarão, pois são projetados para tal.
“Esses airbags são projetados para absorver o primeiro impacto do ocupante do veículo, e isso deve ocorrer quando estiverem se esvaziando, e não quando estiverem se enchendo. Isso para maximizar a absorção do impacto e evitar um contraimpacto”, afirma o diretor.
Esse esvaziamento é realizado por meio dos chamados vent-holes, que são furos de alívio especificamente projetados. “O airbag de cortina não possui vent-holes, justamente para continuar cheio em situações como a de um capotamento”, diz Ducatti.