O airbag funciona com o carro desligado? – Emerson de Oliveira, São Bernardo do Campo, SP.
Não, o airbag só funcionará se o carro estiver ligado, e mesmo assim alguns modelos exigem que o motorista esteja usando o cinto de segurança. Sem cinto, o acionamento do airbag pode inclusive causar ferimentos, pois o corpo do ocupante fica solto, se aproximando demais da área de expansão da bolsa – a distância considerada adequada entre o tórax e o volante ou painel contendo o airbag é de cerca de 45 cm.
No momento da colisão, sensores eletrônicos instalados na região do pára-choque detectam a súbita desaceleração do carro e comunicam o fato à central eletrônica. A central aciona imediatamente uma espoleta elétrica no módulo do airbag, que gera uma espécie de curto-circuito. Esse choque elétrico provoca uma pequena explosão junto das pastilhas de ácido sódico ali armazenadas, que produzirão nitrogênio, o gás que enche a bolsa de ar. Tudo isso em 0,003 segundo.
Com o carro desligado, não há energia para acionar a espoleta elétrica e a bolsa de ar não se encherá. Alguns modelos ainda dependem da presença do motorista para serem acionados. Se o cinto não estiver conectado e o tensor não travar, o airbag também não vai funcionar.