Clique e assine por apenas 8,90/mês

Vídeo: ronco do escapamento de um Camaro ZL1 dispara airbags

Vibrações causadas pelo ronco do novo escapamento confundiram os sensores das bolsas de ar

Por Vitor Matsubara - 2 Maio 2017, 19h44
Vlogger é famoso por ter dois Camaros ZL1 – um de cada geração reprodução/Youtube

Instalar um novo sistema de escapamento é uma prática bastante comum entre os donos de esportivos nos Estados Unidos. O proprietário de um Camaro ZL1 só não imaginava que este equipamento poderia ter uma consequência inesperada (e cara) nos airbags.

Filmado pelo vlogger Guitarmaggedon ZL1, o vídeo mostra todo o processo de instalação do novo escape fabricado por uma empresa chamada Noweeds em seu carro. Basicamente, o item conta com uma espécie de válvula que libera ou impede a saída dos gases por uma espécie de pequeno cano.

Quando esta válvula é aberta, o motor 6.2 V8 Supercharged faz um barulho digno de um veículo de competição, conforme podemos ouvir no vídeo. Feliz, o motorista saiu para testar seu novo “brinquedo” quando o som alto saído dos escapamentos inflou os airbags do tipo cortina com o veículo em movimento – mais precisamente a 225 km/h!

Assista abaixo ao momento em que os airbags são inflados (a partir de 10:18)

Continua após a publicidade

Depois de pedir a sua namorada para ajuda-lo a mudar de faixas até chegar ao acostamento, o dono do ZL1 se dirige à oficina responsável pela instalação do escapamento.

Após uma breve análise, ele e seus colegas descobrem que os sensores responsáveis por acionar os airbags ficam instalados na parte inferior do painel traseiro, atrás da proteção plástica instalada nas laterais e logo à frente das rodas traseiras.

Os sensores, portanto, interpretaram a vibração excessiva dentro do carro (ocasionada pelo som grave do novo escape) como uma possível colisão, acionando os airbags para proteger os ocupantes. A presença de uma estrutura tubular dentro do carro também pode ter aumentado ainda mais as vibrações.

Publicidade