Ranking de testes: aceleração de sedãs e hatches médios

Jetta 2.0 TSI permanece na liderança, seguido de perto pelo Civic 1.5 Turbo

Sinal dos tempos: entre as 10 melhores marcas de sedãs e hatches médios nas provas de aceleração de 0 a 100 km/h realizadas por QUATRO RODAS, apenas um (o Focus 2.0) não é turbinado.

A lista traz novidades recentes, como o Civic 1.5 Turbo na segunda posição e o Cruze 1.4 Turbo logo atrás, em terceiro. Outro lançamento recente (e polêmico), o Golf 1.0 TSI ocupa o 15º lugar, à frente do Civic 2.0 automático.

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Antes de conferir a lista completa, vale lembrar: os testes de QUATRO RODAS são feitos na pista de testes da ZF, a 660 metros de altitude. Os carros vão para a pista com os pneus calibrados a frio, tanque cheio, vidros e entradas de ar fechados e o ar-condicionado, desligado.

As medições são obtidas por um sistema de aquisição de dados Racelogic V-Box, mais preciso que o velocímetro do carro (que costuma indicar velocidades maiores que as reais). O combustível utilizado é sempre a gasolina, para que carros flex e não-flex possam ser comparados em condições de igualdade.

O uso do Racelogic V-Box e da gasolina geralmente resultam em números de aceleração inferiores aos obtidos por outras publicações e informes com metodologia diferente. Além disso, são feitos no mínimo três medições em cada sentido da pista (seis no total), para anular os efeitos do vento. Para o cálculo das médias, descarta-se o melhor e o pior dos resultados.

Posição Modelo de 0 a 100 km/h
1 Volkswagen Jetta 2.0 TSI AT 7,5 s
2 Honda Civic Touring 1.5 Turbo CVT 7,9 s
3 Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT 9,0 s
4 Citroën C4 Lounge 1.6 THP MT 9,1 s
5 Citroën C4 Lounge 1.6 THP AT 9,2 s
Peugeot 308 1.6 THP AT 9,2 s
6 DS 4 1.6 THP AT 9,3 s
7 Peugeot 408 1.6 THP AT 9,4 s
8 Volkswagen Golf 1.4 TSI AT 9,5 s
9 Fiat Bravo 1.4 T-Jet MT 9,8 s
10 Ford Focus 2.0 AT 9,9 s
11 Ford Focus Fastback 2.0 AT 10,0 s
12 Honda Civic Sport 2.0 MT 10,1 s
13 Toyota Corolla 2.0 AT 10,2 s
14 Volkswagen Jetta 1.4 TSI AT 10,3 s
15 Volkswagen Golf 1.0 TSI MT 10,4 s
16 Honda Civic EXL 2.0 CVT 10,5 s
17 Mitsubishi Lancer 2.0 AT 10,6 s
18 Renault Fluence 2.0 CVT 10,8 s
19 Hyundai Elantra 2.0 AT 10,9 s
20 Hyundai i30 1.8 AT 11,5 s
21 Nissan Sentra 2.0 CVT 12,0 s
22 Fiat Bravo 1.8 MT 12,8 s
23 Volkswagen Golf 1.6 MSI MT 13,0 s
24 Ford Focus 1.6 MT 13,8 s

A lista acima é composta apenas por modelos que estão no mercado e que foram testados recentemente por QUATRO RODAS. Não estão inclusos modelos esportivos como o Golf GTI e o Civic Si.

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  1. Faltou o A3 Sedan 1.4T que é produzido no Brasil, assim como o 2.0T.
    Acredito que é o mesmo motor do Jetta, imagina quando esse motor sair flex, deve ganhar um fôlego adicional.
    Porém arrisco dizer que para o Jetta e o A3 ficarem mais rápido precisa aumentar a tração, já imaginou um Jetta Quattro?

  2. RODRIGO NEVES

    E o Sandero RS, por que não aparece no ranking?

  3. Rodrigo, não seria porque ele não é sedan?

  4. Dinofreddo Caldo

    Estranhei esses resultados, os números do GOLF 1.4 TSI são bem melhores que este em vários outros testes, a não ser que o GOLF testado não possua câmbio DSG.

  5. Quatro Rodas, no caso dos THP da PSA (C4 e 408), gostaria de saber se foi acionado o modo “Sport” disponível desde a versão 2016 do câmbio automático e se foi desativado o ESP. Pergunto pois o dado oficial do fabricante é 8,3 s e há teste (amador) na internet com resultado 7,9 s, embora no ranking esteja bem posicionado a diferença está muito grande para 9,4 s.