Impressões ao dirigir: BMW 540i, o Série 5 que vale por 7

O novo BMW Série 5 tem design e tecnologias que até hoje estavam disponíveis só no seu irmão maior, o Série 7

Design: qualquer semelhança com o Série 7 não é mera coincidência

Design: qualquer semelhança com o Série 7 não é mera coincidência

Quem busca um sedã de categoria superior, mas não quer parecer uma celebridade, chefe de Estado ou astro do rock, tem os sedãs intermediários das marcas premium como primeira opção.

No caso do novo BMW Série5, que chega agora à sétima geração, o comprador não precisa nem abrir mão das melhores coisas que costumeiramente acompanham os modelos maiores, como as tecnologias mais avançadas.

O BMW Série 5 traz todos os principais recursos apresentados pelo Série 7 (lançado no final de 2015), o que inclui a central multimídia com reconhecimento de gestos e os dispositivos de condução semiautônoma (que assume o controle do carro em determinadas situações, no trânsito ou na estrada).

Sedã acomoda cinco pessoas com conforto

Sedã acomoda cinco pessoas com conforto (divulgação)

Para não dizer que não ficou nada de fora, o Série 5 deixou de incorporar partes de fibra de carbono à sua estrutura, como o irmão maior, que emagreceu 130 kg com essa tecnologia. Em compensação, o Série 5 ganhou maior participação de alumínio em sua construção, o que reduziu 90 kg de seu peso, na comparação com o seu antecessor.

Interior abusa do couro e alumínio no acabamento

Interior abusa do couro e alumínio no acabamento (divulgação)

Além da fibra de carbono, o Série 7 também traz aqueles equipamentos especiais para os que viajam no banco traseiro, como telas do sistema de entretenimento, tablet, mesinha, cortinas e frigobar. Mas esses itens fazem parte do conceito de limusine que o comprador de um sedã intermediário quer evitar.

Ar-condicionado tem controles independentes na traseira

Ar-condicionado tem controles independentes na traseira (divulgação)

Por outro lado, o Série 5 também traz tecnologias inéditas, como o software Microsoft Office 365 com função Exchange para acessar e-mails, que também permite que se baixem programas diretamente do site BMW ConnectedDrive sem passar pelo celular, porque o carro tem um cartão SIM instalado de série.

A tela da central multimídia é touch e boa parte das funções pode ser comandas por ela

A tela da central multimídia é touch e boa parte das funções podem ser comandas por ela (divulgação)

Há outro recurso que os dois sedãs, Série 5 e 7, possuem na Europa, que é o controle remoto para estacionamento de forma autônoma, mas que a BMW não disponibiliza nas versões comercializadas no Brasil.

Duas versões no Brasil

Até no vi­sual, o Série 5 ficou parecido com o Série 7. O ponto de maior identidade está na lateral. O design da área envidraçada, a linha de teto, o vinco que passa logo abaixo das maçanetas e o formato da soleira são idênticos. Até as novas saídas de ar logo atrás das rodas do Série 7 foram replicadas no Série 5.

Na dianteira, a grade do radiador dupla é proporcionalmente menor no Série 5, mas tem design similar. E os faróis ganharam contornos mais retos, enquanto a parte inferior do para-choque está mais para Série 3, assim como as lanternas, na traseira.

Versão 540i tem motor de seis cilindros turbo que gera 340 cv

Versão 540i tem motor de seis cilindros turbo que gera 340 cv (divulgação)

As dimensões do novo sedã praticamente não se alteraram. A cada nova geração, as montadoras ficam tentadas a ampliar o tamanho dos carros, pensando em ganhar espaço interno, mas desta vez os projetistas da BMW se seguraram.

A versão avaliada em Estoril (Portugal) foi a 540i, uma das cotadas a vir ao Brasil. É equipada com motor de seis cilindros em linha, de 340 cv, e câmbio automático de oito marchas. A BMW ainda não anunciou o lançamento oficial do carro no país, mas sabe-se que ele chegará neste primeiro semestre de 2017 e deverá vir em duas versões.

Sedã acomoda cinco pessoas com conforto

Sedã acomoda cinco pessoas com conforto (divulgação)

Além da 540i, a outra deve ser a 530i, que traz motor 2.0 de quatro cilindros de 249 cv e câmbio automático de oito marchas. A 530i seria a versão de entrada (com a missão de enfrentar o Mercedes-Benz E250) custando cerca de R$ 300.000. E a 540i ficando como a topo de gama, com preço ao redor de R$ 380.000. Como referência, o 750Li M Sport à venda no país custa a partir de R$ 709.950.

À noite, o destaque vai para iluminação ambiente da cabine

À noite, o destaque vai para iluminação ambiente da cabine (divulgação)

Neste primeiro contato com o 540i, percebemos que ele melhorou muito dinamicamente, na comparação com seu antecessor. Não pudemos medir o desempenho no nosso test-drive. Segundo a BMW, ele acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e atinge a velocidade de 250 km/h (limitada eletronicamente).

O novo sedã ficou 90 kg mais leve que a geração anterior

O novo sedã ficou 90 kg mais leve que a geração anterior

Mas notamos que, graças à nova calibragem da direção e da suspensão, o sedã entrega conforto e esportividade em doses generosas, de acordo com o modo de condução selecionado (Eco Pro, Confort, Sport e Sport+). Eis aí outra vantagem que o novo Série 5 tem sobre o irmão maior: mais leve e compacto, ele é um sedã mais ágil e fácil de manobrar. Em outras palavras, mais gostoso de dirigir.

Veredicto

O novo Série 5 tem visual, conteúdo e desempenho compatíveis com os do Série 7, mas custando a metade do preço.

 

Ficha técnica – BMW 540i

  • Preço: R$ 380.000 (estimado)
  • Motor: gas., diant., 6 cil. em linha, turbo, 24 V, 2.998 cm3, 82 x 94,6 mm, 11:1, 340 cv a 5.500 rpm, 45,9 mkgf de 1.380 a 5.200 rpm
  • Câmbio: automático, 8 marchas, tração traseira
  • Suspensão: Duplo A (diant.), multilink (tras.)
  • Freios: discos ventilados
  • Direção: elétrica
  • Rodas e pneus: 225/55 R17
  • Dimensões: comp., 493,6 cm; largura, 186,8 cm; altura, 147,9 cm; entre-eixos, 297,5 cm; peso, 1.670 kg; tanque, 68 l; porta-malas, 530 l
  • Desempenho: 0 a 100 km/h em 5,1 s, vel. máx., 250 km/h
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