Novo Camaro ZL1 1LE: o muscle car devorador de curvas

Nova versão combina motor V8 Supercharged com pacote aerodinâmico e suspensão focados nas pistas de corrida

2018 Chevrolet Camaro ZL1 1LE

Versão é 27 kg mais leve que o Camaro ZL1 convencional (Divulgação)

Poderia ser uma senha alfa-numérica gerada por computador, mas ZL1 1LE são as siglas que identificam o Chevrolet Camaro mais rápido (em pistas) de todos os tempos. 

O que faz dele mais especial que o Camaro ZL1, que já é bastante impressionante, são a aerodinâmica e a suspensão ajustável do pacote 1LE, desenvolvidos para aumentar o apetite do muscle car por curvas. 

2018 Chevrolet Camaro ZL1 1LE

Suspensão com altura e câmber ajustáveis são destaques do pacote 1LE (Divulgação)

O pacote era oferecido com os motores V6 e V8 aspirados desde o ano passado e agora pode ser combinado com o motor V8 6.2 LT4 Supercharged de 650 cv e 88,5 mkgf da versão ZL1 acoplado a um câmbio manual Tremec de 6 marchas com relação de diferencial mais curta e o Active Rev-Matching – um sistema que equaliza as rotações assim que a embreagem é acionada, para otimizar as trocas de marcha.

Em testes preliminares na pista de testes de Milford Road Course, a nova versão foi 3 segundos mais rápida por volta que o Camaro ZL1 original. O circuito tem 4,6 quilômetros e 18 curvas.

Nos bastidores do ganho de desempenho estão a asa traseira de fibra de carbono, os apêndices aerodinâmicos específicos do pacote e a suspensão com amortecedores ajustáveis, com válvulas Dynamic Suspensions Spool Valve (DSSV).

Além disso, a torre da suspensão dianteira tem câmber facilmente ajustável e o conjunto traseiro ganha barra estabilizadora com três ajustes de rigidez. De acordo com a GM, os ajustes podem ser feitos facilmente nas pistas e desfeitos no fim do dia, antes de pegar a estrada de volta para casa. 

Freios Brembo e amortecedores ajustáveis para as pistas

Freios Brembo e amortecedores ajustáveis para as pistas

O contato com o asfalto fica por conta dos pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3R, desenvolvidos especificamente para o Camaro ZL1 1LE. Eles oferecem aderência lateral máxima de 1,10g e foram projetados para aquecerem mais rápido, o que ajuda a manter constância na aderência e velocidade em curvas. Além disso, a área de contato com o piso é 10% maior que a de outros pneus equivalentes. 

Aerodinâmica tem foco na geração de downforce

Aerodinâmica tem foco na geração de downforce

Com o pacote 1LE o Chevrolet Camaro também fica mais leve. Suas rodas (aro 19″) e amortecedores pesam menos que os convencionais do ZL1. O vidro traseiro com espessura reduzida e o banco traseiro fixo também contribuíram para a redução de 27 kg no peso total do carro.

2018 Chevrolet Camaro ZL1 1LE

Hoje, nenhum outro Chevrolet Camaro de série é tão rápido quando o ZL1 1LE (Divulgação)

Ainda assim, estamos falando de um esportivo de 1.733 kg que não abre mão de sistema de som Bose, bancos ventilados, ar-condicionado automático de duas zonas e freios Brembo. As vendas da nova versão nos Estados Unidos terão início no final deste ano, já como linha 2018.

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  1. Paulo Macedo

    Uau!!! Mas que máquina hein? È de fazer cair o queixo de qualquer amante de carros.

  2. Americanos, sempre na vanguarda e criando os melhores desejos de consumo no mundo.
    Parabéns.