Nova classificação de segurança do CESVI põe Focus na liderança

Análise foi feita com os 58 modelos mais vendidos no país e leva em conta os equipamentos para evitar e reduzir os danos em caso de acidente

Uma pesquisa feita pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) Brasil elaborou um novo ranking dos veículos com melhor Índice de Segurança à venda no país, com critérios atualizados em relação às definições feitas em 2008.

A análise foi feita com os 58 modelos mais emplacados em 2015, divididos em 293 versões diferentes. A amostragem representa 90% dos veículos novos vendidos no país. O melhor avaliado foi a configuração hatch do Ford Focus Titanium Plus 2.0 AT, seguido pelo Jeep Renegade Limited Edition 1.8 Flex (veja a tabela mais abaixo).

A pontuação é quantitativa e qualitativa, e leva em conta cinco grupos básicos de equipamentos de segurança. No quesito Segurança Ativa são avaliados os sistemas de antitravamento das rodas (ABS), assistência à frenagem (BAS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS).

Em Segurança Passiva, são 18 os itens avaliados, como barras de proteção lateral, fixação Isofix para cadeirinhas infantis, airbags e encostos de cabeça para todos os ocupantes.

O grupo de Assistência à Condução inclui os alertas de mudança de faixa, controle de velocidade e alertas de veículos em ponto cego, entre outros.

Em Assistência à Segurança, são analisados os alertas de uso do cinto de segurança, desativação dos airbags e detectores de fadiga.

Por último, a categoria Proteção aos Pedestres avalia os componentes que visam amenizar os ferimentos aos pedestres em caso de atropelamento, como capô ativo, airbags para pedestres e barras de proteção para amenizar os choques em atropelamentos.

Confira abaixo os 20 veículos / versões mais bem avaliados. Note que na pontuação por estrelas vale o maior número, enquanto na nota ocorre o inverso: quanto menor o número, melhor a avaliação.

Posição Veículo Estrelas Nota
1 Ford Focus hatch Titanium Plus 2.0 AT 4 22
2 Jeep Renegade Limited Edition 1.8 Flex AT 4 23
3 Ford Ranger Limited 3.2 Diesel 4×4 AT 4 25
4 Jeep Renegade 1.8 Flex MT 4 25
5 Jeep Renegade Longitude (não está especificada a motorização) 4 25
6 Jeep Renegade Sport (não está especificada a motorização) 4 25
7 Jeep Renegade Sport 75 anos (não está especificada a motorização) 4 25
8 Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT 4 27
9 Ford Focus hatch SE Plus 1.6 MT 4 27
10 Ford Focus hatch SE Plus 2.0 AT 4 27
11 Ford Ranger XLT 3.2 Diesel 4×4 AT 4 28
12 VW Golf GTI 2.0 TSI AT 4 28
13 Honda Civic Touring 1.5 AT 4 29
14 Ford Ranger Limited Edition 2.5 Flex MT 4 29
15 Ford Ranger XLS 2.2 Diesel 4×4 MT 4 29
16 Honda Civic EX 2.0 AT 4 29
17 Honda Civic EXL 2.0 AT 4 29
18 Honda Civic Sport 2.0 MT 4 29
19 Ford EcoSport Freestyle Plus 1.6 AT 4 29
20 Ford EcoSport Titanium 2.0 AT 4 29

No site do CESVI Brasil é possível fazer um comparativo de veículos a partir do Índice de Segurança atualizado. Clique aqui para acessar.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Igor Pricandi

    Muito esclarecedor. Ainda mais que os testes da LatinNCAP, embora também esclarecedores, seus critérios mudam constantemente, misturam versões de países, e testam poucos carros. Inviabilizando um comparativo.
    No mais que comecem os mimimis dos fãs dos hiper seguros vws. Porque aqui só deu jeep, ford e honda. Com menção honrosa para o golf.

  2. Jorge Alvarez

    Concordo Igor. E acrescento, se o compass tivesse entrado a tempo estaria ai no topo. Pelo menos a divisão jeep da fca tem apresentado carros com grande qualidade. Vi o testo do renagade com só dois airbags, fantástico. No testo hrv percebi um atraso na abertura dos airbags e as porta meio que empenaram.
    Outro ponto é que é óbvio que testes de impacto são importantes, a tal segurança passiva. Mas muito mais são itens de segurança ativa, aqueles que evitam os acidentes. Quem já não entrou numa curva mais rápido do que devia? Quem já não passou por aquaplanagem? Segurança é um conjunto de itens passivos e ativos. De que adianta eu ter um carro bom de impacto se ele não me ajuda a evitar acidentes. Agora o que eu destacaria é que todos esses carros são caros. A segurança ativa ainda não chegou para a maioria dos carros básicos. Isso é lamentável.

  3. Jorge Alvarez

    Concordo Igor. Mas acrescento que se o compass tivesse entrado a jeep fecharia na frente. O que eu acho importante é que se destacou a segurança ativa. É óbvio que segurança passiva salva vidas em caso de acidente, mas tão ou mais importante é a segurança ativa. Um carro que evita o acidente salva mais vidas que um que suporta bem impactos. O ideal são os dois.
    E ai é que reside o problema, todos os carros citados são carros caros. A segurança ativa não chegou aos modelos básicos. Salvo um ou outro modelo como o ka e o uno com controles de estabilidade e tração. Itens que deveriam ser obrigatórios tanto quando abs e airbags.

  4. Fernando Sobolwsky

    O unico da VW foi o Golf Gti, kkk., carro que inclusive vende praticamente nada,A Ford deu um banho com tres veiculos diferentes
    O único da VW foi o Golf Gti, carro que vende praticamente nada. A Ford deu um banho com tres veiculos diferentes.

  5. Fernando Sobolwsky

    O unico da VW foi o Golf Gti, carro que inclusive vende praticamente nada. A Ford deu um banho com tres veiculos diferentes.