Por Péricles Malheiros
58.243 km
Aos poucos, o Up! conseguiu reverter o fraco desempenho de vendas da fase de lançamento, quando a proximidade de preço com o Fox (maior, mais versátil e já conhecido do grande público) ofuscou o compacto. Mas o tempo passou, a VW revisou conteúdo e preços e hoje o Up! se sente mais à vontade no mercado. Mas ainda há o que fazer, como mostra a simulação de venda do Up! de Longa Duração.
Com quase 60 000 km, o carro foi oferecido a lojas independentes e concessionárias paulistanas. A pior oferta veio de uma autorizada VW, a Frankfurt: lance de R$ 22 000. Na Marte, o valor subiu para R$ 26 000 e na Amazon, onde o carro foi comprado (em maio de 2014, por R$ 37 098), a oferta foi mais animadora: R$ 27 000.
Quem vende modelos da concorrência valorizou, na média, mais o Up! do que a rede Volkswagen. Na concessionária Max Hyundai, oferta de R$ 28 000. Na Chevrolet Anhembi e na Ford Forte, empate: ambas pagariam R$ 26 000.
Mas donos de Up! seminovos que estão pensando em trocar de automóvel não precisam se preocupar com desvalorização acima da média: basta negociar com lojas independentes. Nelas, até o pior lance, feito pela Ponto Norte, foi animador, com bons R$ 30 000. E eles subiram ainda mais: R$ 31 000 na Racing Multimarcas e R$ 33 000 na MGV Car.
No início de agosto, a tabela Fipe – principal referência do mercado de automóveis usados –, cotava um Up! como o nosso (versão High Up!) em R$ 34 310, o que indica que a negociação com um particular poderia render um valor um pouco melhor ainda. Vale ressaltar que as ofertas apuradas na simulação de venda foram feitas com o Up! entrando como parte do pagamento na troca por um outro carro.
Consumo
No mês: 12 km/l com 15,2% de rodagem na cidade
Desde jun/14: 10,3 km/l com 29,6% de rodagem na cidade
Combustível: etanol
Gastos no mês
Combustível: R$ 110