Há 15 anos, a Volkswagen surpreendeu o país lançando o Gol 16V Turbo. Naquela época, a versão esportiva de 112 cv nasceu por motivos mercadológicos, já que o Gol entregava desempenho de 2.0 pagando os mesmos 10% de IPI de qualquer popular. A linha 16V Turbo nunca vendeu bem e saiu de cena dois anos depois, mas os alemães não esqueceram a inusitada combinação. O novo turbinado do pedaço é o Up!.
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Agora a realidade é outra. A necessidade latente de reduzir os níveis de emissões de poluentes e consumo de combustível fez o conceito de downsizing chegar com força total ao Brasil. Foram investidos R$ 460 milhões para iniciar a produção local do motor 1.0 TSI. Como resultado, o Up! brasileiro terá o propulsor antes mesmo da Alemanha, onde o compacto ganhará a tecnologia apenas no fim do ano. Com o novo motor estreia o Speed Up!, “série especial em quantidade ilimitada” nas palavras da própria VW. A nova versão vem apenas na cor branca com tampa do porta-malas pintada de preto (assim como as outras versões TSI), teto preto e espelhos retrovisores e faixas laterais na cor azul. O interior tem acabamento preto com uma discreta inscrição “Speed” no lado do passageiro. A equipe de design diz ter se inspirado nos clássicos Gols GT e GTi, mas melhor seria se a referência fosse o GT Up! europeu, bem mais ousado que seu “primo” brasileiro. Se o estilo chamativo do Speed Up! não te agradou, saiba que o motor turbo estará disponível em todas as versões do Up!, exceto a Take. Mas por que não chamá-lo de Up! Turbo? “Além de não seguir o padrão de nomenclatura mundial da empresa, acrescentar o nome Turbo sugere a mera instalação de uma turbina no motor MPI, sem realizar outras modificações”, afirma Roger Guilherme, engenheiro de powertrain da Volkswagen.
De fato, a adoção do turbocompressor não foi a única alteração. O motor EA-211 ganhou injeção direta
de combustível já adaptada à tecnologia flex, tornando-se o primeiro motor turbo com essa configuração feito no Brasil. O conjunto traz a tecnologia de duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape. Diversos componentes, aliás, foram trocados por outros mais reforçados, incluindo bielas redimensionadas, virabrequim forjado e pistões mais altos. O carro tem ainda o M-ABS, uma espécie de controle de tração que age quando as rodas destracionam. Até as incômodas vibrações do motor tricilíndrico foram atenuadas pela adoção do coxim hidráulico, reduzindo também o nível de ruído.
APETITE COMEDIDO
As mudanças elevaram a potência para 105 cv a 5 000 rpm se abastecido com etanol, caindo para 101 cv à mesma rotação quando o tanque está cheio de gasolina. Mais do que os 23 cv extras, impressiona o torque máximo de 16,8 mkgf, disponível a apenas 1 500 rpm. A partir daí o turbo “enche” rapidamente, dando muita agilidade no dia a dia. Nem de longe o Up! TSI lembra um 1.0, saindo na frente nos semáforos e fazendo ultrapassagens sem dificuldades. O compacto também foi bem na pista de testes, sendo quase 50% mais ágil na retomada de 80 a 120 km/h em quinta marcha, provando que não é preciso reduzir marchas para fazê-lo embalar – um dos maiores problemas crônicos dos carros 1.0.
Embora as relações de marcha tenham sido mantidas, a relação do diferencial foi alongada em 26% em nome da economia de combustível. Nossas medições indicaram 13,8 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada, números muito próximos aos 14,1 km/l e 17,8 km/l do Up! aspirado.
Mas o Up! TSI poderia custar menos: todas as versões são R$ 3 100 mais caras diante do Up! MPI, variando de R$ 43 490 para o Move Up! TSI a R$ 49 990 no Speed Up!.
AVALIAÇÃO DO EDITOR
MOTOR E CÂMBIO
Motor oferece torque de sobra em baixas rotações; transmissão tem engates suaves e precisos.
DIRIGIBILIDADE
Direção direta e suspensão firme casam bem com a pegada esportiva.
SEGURANÇA
Tem nota máxima no Latin NCAP e controle de tração, mas poderia ter ESP.
SEU BOLSO
Se o Up! nunca foi uma pechincha, a vida não muda com o motor TSI, que vem com preço de compacto premium.
CONTEÚDO
Traz apenas o pacote básico de itens, sem surpresas agradáveis.
VIDA A BORDO
Nenhuma mudança na (apertada) cabine, onde só viajam quatro pessoas.
QUALIDADECarroceria com montagem sem folgas e acabamento esmerado fazem do Up! referência no segmento de populares.
VEREDICTO
O motor TSI deixou o Up! ainda mais esperto, com a vantagem de beber tão pouco quanto a versão aspirada.
Motor | fex, transv., 3 cil., 12V |
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Cilindrada | 999 cm³ |
Diâmetro x curso | 74,5 x 76,4 mm |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência | 101/105 cv (G/E) a 5 000 rpm |
Torque | 16,8 mkgf (G/E) a 1500 rpm |
Câmbio | manual, 5 marchas, diant |
Dimensões | comprimento, 364 cm; largura, 164,5 cm; altura, 150,4 cm; entre-eixos, 242 cm |
Peso | 951 kg |
Peso/potência | 9,0 kg/cv |
Peso/torque | 56,6 kg/ mkgf |
Porta-malas/caçamba | 285 l |
Tanque | 50 l |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | eixo de torção |
Freios | disco ventilado (diant.), disco sólido (tras.) |
Direção | elétrica, 9,8 m (diâmetro de giro) |
Pneus | 185/60 R15 |
Equipamentos | Ar-condicionado, direção elétrica, ABS com EBD, airbag duplo frontal, bancos revestidos em couro, cintos de segurança diant. com pré-tensionador, espelhos retrovisores com luz de seta, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 15, som com USB e entra |
Consumo urbano | 13,8 km/l |
Consumo rodoviário | 16,3 km/l |
0 a 100 km/h | 10,9 s |
0 a 1000 m | 32,4 s – 161,6 km/h |
Retomada 40 a 80 em 3ª (ou D) | 6,2 s |
Retomada 60 a 100 em 4ª (ou D) | 9,5 s |
Retomada 80 a 120 em 5ª (ou D) | 13,9 s |
Frenagem | 14,0/24,2/55,5 m |
Ruído interno 1ª rpm máx | 44,2/70,3 |
Ruído interno 80 / 120 km/h | 62,3/69,7 |